Pular para o conteúdo
SERGIO-CABECA-COLUNA

Luz de Natal

19/12/2024

Mesmo pessoas como eu, que não curtem muito as festas natalinas, não podem deixar de notar as transformações por que passa Curitiba a cada final de ano.

A Prefeitura organiza o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, que contará com mais de 100 atrações gratuitas e deve reunir perto de 2 milhões de pessoas. Serão 46 dias de eventos, de 22 de novembro a 6 de janeiro. Entre as atrações estão roda-gigante, carrossel, show de drones, cantatas, autos, balé e decorações por toda a cidade.

Os principais eventos são os seguintes:

Com roteiro e direção de Edson Bueno e participação de 15 atores, o Auto de Natal – Espírito de Amor e Confraternização é uma verdadeira superprodução em clima de ópera, que destaca passagens bíblicas do nascimento de Jesus Cristo. A primeira cena, com toques de sinos por todo o Largo da Ordem, ocorre na sacada do Palacete Wolf, sede do Instituto Municipal de Turismo, na Praça Garibaldi. Do alto da janela, o arauto e os emissários anunciam o nascimento de Jesus. Na segunda cena, na sacada do Solar do Rosário, os Reis Magos apontam a Estrela de Belém. Na terceira, o arauto reaparece na Igreja Presbiteriana e anuncia o Natal e o Anjo Gabriel recita trechos da Carta aos Coríntios. Depois, as atenções se voltam para as janelas da Casa Hoffmann. De lá, o Anjo do Teatro e o Anjo do Circo (numa referência às artes) anunciam o nascimento de Cristo. É quando o Anjo da Ópera, um tenor, canta “Ave Maria” ao vivo. A última cena externa ocorre na Igreja da Ordem, onde o arauto recita versos de Isaías ao som de Aleluia de Handel. O espetáculo segue para a etapa final, no Memorial de Curitiba, onde o arauto e os emissários recepcionam o público na entrada do espaço da Prefeitura para o acendimento da árvore de Natal de nove metros e o início da visitação do Presépio Vivo de Todos.

Cerca de 100 mil pessoas foram ao Parque Barigui para percorrer o Caminho de Luz, corredor de atrações para pedestres e ciclistas. Pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção também poderão percorrer o circuito natalino por meio das scooters e com abafadores de som.

No dia 1/12 houve o show de drones também no Parque Barigui. Os 600 drones luminosos formaram no céu elementos natalinos em uma coreografia tecnológica que encantou o grande público que lotou o parque.

Assim que o show de drones terminou foi a vez da estreia de “O Nosso Coração Está em Festa”, um Auto de Natal que chamou a atenção pelo tom de inclusão, com presença marcante das comunidades negra e LGBTQIAPN+ entre os integrantes do elenco.

O carrossel do Passeio Público estará de volta para alegrar mais um Natal das crianças de Curitiba (chamadas por alguns de curitibinhas, rs). Além de xícaras malucas e cavalinhos, a atração terá acessibilidade para que as crianças com dificuldade de locomoção também possam brincar. O Passeio Público ainda receberá decoração especial, com destaque para a grande árvore natalina. Além disso, os portais de entrada do parque receberão uma iluminação especial, criando uma atmosfera festiva.

Mas o que é mais me interessou nestes grandes eventos foi a questão da luz. Desde 2017, Beto Bruel é responsável pela iluminação do “NATAL DE CURITIBA – LUZ DOS PINHAIS”. Há um ano atrás, escrevi uma matéria chamada “Faça-se Bruel” em que descrevi o trabalho deste que é o maior iluminador de teatro do Brasil. Ele me concedeu uma entrevista exclusiva e em determinado ponto diz:

“A nível de Brasil tem vários iluminadores talentosos e aqui em Curitiba está surgindo um pessoal novo também. Estou há 52 anos nisso e sempre convivendo com muita gente jovem, o que me ajudou muito a continuar antenado. Consegui fazer uma verdadeira escola de iluminadores em Curitiba: a própria Nadja, o Carioca, o Vitor, o Vaguinho, a Luciane. O Carioca me diz sempre: “formei minhas filhas na Tamanduá”, que realmente foi uma grande escola. Talvez por isso não tenha dado muito dinheiro (rs). Eu criei um grupo de whatsapp chamado G5, que foi ampliado pra G14, onde me comunico com os principais iluminadores da cidade. Isto não vi em outros lugares. Lá o pessoal só se conhece, aqui o pessoal se comunica e se ajuda um ao outro. Acredito que este legado vai continuar depois da minha ida.”

É sobre esta grande equipe de iluminadores, que faz o Natal de Curitiba ser tão especial, que quero tratar na coluna de hoje. E nada melhor do que dar voz a eles para explicar as nuances deste trabalho. Fiz algumas perguntas:

1. O Beto Bruel falou que tem um grupo de WhatsApp chamado G14, formado pelos iluminadores de Curitiba. Como acontece essa interação entre vocês?

Nós, iluminadores, temos vários grupos de WhatsApp no Paraná, o que reflete como a nossa classe é bastante unida. No ano passado, o Beto Bruel criou o G20, um grupo que reúne iluminadores e iluminadoras experientes que atuam em Curitiba. Além disso, em âmbito nacional, há o Mulheres na Luz, um coletivo de grande relevância que conta com mais de 200 iluminadoras de todo o Brasil. Esses grupos promovem uma rede de troca de conhecimentos e fortalecimento da profissão.

O envolvimento com o Natal Luz dos Pinhais começou em 2017, quando o Beto Bruel iniciou a criação da iluminação com o Anry Aider. Naquela época, o evento era um único espetáculo natalino no Largo da Ordem, no centro histórico de Curitiba, e a iluminação se limitava a lâmpadas Par 64. Com o passar dos anos, o evento cresceu em proporções e complexidade.

Em 2022, foi formado o G5, composto por Beto Bruel, Anry Aider, Wagner Corrêa, Victor Sabbag e Lucas Amado. Para o Natal Luz dos Pinhais de 2024, com o aumento das demandas do evento, houve a necessidade de expandir a equipe, dando origem ao G10.

Os membros do G10 são: Beto Bruel, Wagner Corrêa, Lucas Amado, Anry Aider, Victor Sabbag, Fernando Dourado, Semy Monastier, Nathani Ribeiro, Lucas Tatarin e Kristy Bostelmann.

Para atender a todas as demandas do evento, nos organizamos em duplas ou trios, o que facilita a execução das tarefas. Há sempre muito diálogo e respeito entre nós, e trabalhamos com dedicação, amor e cuidado para alcançar os resultados esperados.

A concepção dos mapas e a criação da luz são feitas pelo Beto Bruel, mas nós também contribuímos com a parte criativa quando necessário. Nosso principal trabalho é organizar e supervisionar as montagens, garantindo que tudo seja executado de forma eficiente e alinhada com a visão artística do projeto. Muitas vezes virando madrugadas para programar as cenas e garantir o melhor resultado possível para o público. Também estamos sempre presentes para ajudar os operadores durante as deixas, cuidando de cada detalhe da iluminação, do início ao fim de cada espetáculo.

2. Quais locais vocês iluminaram neste ano? Com quantas pessoas na equipe?

Neste ano, iluminamos diversos pontos de Curitiba, incluindo:

  • Largo da Ordem
  • Unilivre
  • Passeio Público
  • Parque Barigui
  • Ruínas de São Francisco
  • Jardim Botânico
  • Memorial de Curitiba
  • Parque Náutico
  • Memorial Paranista
  • Parque Tanguá

Os espetáculos são muito variados. Há, por exemplo, um drive-thru no Parque Náutico, além de autos de Natal com diferentes temas e durações, proporcionando opções para todos os gostos. Essa diversidade torna o trabalho desafiador, especialmente porque iluminar parques e praças exige lidar com imprevistos climáticos. Apesar disso, nos esforçamos para entregar sempre o melhor resultado ao público.

Nossa equipe criativa é composta pelos 10 iluminadores do G10. Além da equipe técnica contratada pelas empresas selecionadas via licitação. Esses profissionais são responsáveis por montar todos os equipamentos e garantir que tudo funcione perfeitamente durante os espetáculos. Nosso trabalho no dia a dia é garantir que tudo está funcionando em ordem para garantir a segurança dos artistas, do público, da fauna e da flora local.

3. Vocês têm mais algum comentário sobre esse trabalho de equipe? Quais são os próximos planos?

Além do Natal, já estabelecemos colaborações em outros trabalhos, criando uma troca constante tanto artística quanto técnica. Todos os integrantes do grupo já tiveram a oportunidade de operar outras luzes criadas pelo Beto Bruel, e esse compartilhamento de experiências fortalece a nossa união. Estamos sempre nos apoiando para que cada um cresça e se desenvolva ainda mais na profissão.

Nos últimos tempos, surgiram diversas parcerias entre os integrantes do grupo para além do trabalho no Natal, demonstrando o quanto essa equipe é conectada e ativa no meio artístico.

Equipe G10 de iluminadores de Curitiba (faltou só o Nathani)

Leia outras colunas Frente Fria aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *