Recentemente a Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou projeto de lei que estabelece mecanismos de estímulo à igualdade de salários entre mulheres e homens que exercem a mesma função.
Pouca gente sabe, mas no Brasil a diferença salarial já é proibida pela Consolidação das Leis do Trabalho.
A disparidade salarial entre homens e mulheres não é um problema apenas aqui; embora as leis em muitos países exijam a igualdade, na prática a diferença persiste e existem vários estudos que procuram identificar os fatores que contribuem para isso.
Uma das teses aponta que muitas vezes as mulheres interrompem as carreiras devido à maternidade e responsabilidades familiares, gerando lacunas no emprego e menor progressão na carreira e renda; assim, isso levaria a uma espécie de “discriminação inconsciente”, na qual elas seriam vistas como menos comprometidas ou menos capazes no trabalho, impactando negativamente seus salários.
A verdade é que apenas jogando luz sobre essa questão e através da educação das novas gerações e do investimento em programas de capacitação econômica e educação financeira para mulheres é que essa situação de injustiça social será diminuida. Dessa forma as mulheres poderão avançar nas carreiras escolhidas e negociar salários mais justos, acabando com a discriminação de gênero no local de trabalho.
E agora, para dar um toque de Humor ao assunto, compartilho anedota sobre entrevista de emprego no Céu:
Diz a história que o Anjo encarregado do setor de admissão no céu precisava de um novo Assistente Executivo para ajudá-lo e que, após fazer a requisição, D-us enviou-lhe três candidatos.
Como tinha pressa, o Anjo começou a entrevistá-los imediatamente e chamou o primeiro, um homem:
– Fui sócio sênior em um escritório de advocacia na Terra – disse ele – e tenho certeza de que poderia ser muito útil para você.
De forma muito atenciosa o Anjo respondeu:
– Tenho certeza que você poderia. Examinei o teu currículo e tuas credenciais certamente são mais do que suficientes para o trabalho. Mas eu tenho um pequeno teste que peço a todos os candidatos para fazer. Você soletraria “Céu”, por favor?
– Essa é fácil- disse o candidato – C-É-U.
– Tudo bem – falou o Anjo, estendendo a mão – eu entrarei em contato.
O sujeito saiu e o segundo candidato, também um homem, entrou:
– Eu era o executivo-chefe de um negócio muito bem sucedido na terra – falou. Havia 16.000 pessoas na minha folha de pagamento. Acho que seria um excelente assistente.
– Tuas qualificações são mesmo impressionantes, disse o Anjo – e eu acho que são boas as possibilidades de você ser contratado, mas primeiro há um pequeno teste. Soletre “Céu”, por gentileza.
– C-É-U- disse o segundo candidato.
– Ótimo!, disse o Anjo, apertando sua mão. – Você terá notícias minhas.
O homem saiu e então o terceiro candidato, na realidade uma candidata, uma mulher, aproximou-se da mesa do Anjo:
– Conte-me sobre você – disse o Anjo.
– Na Terra – ela disse – eu era secretária de um dos homens mais poderosos da Europa. Você sabe, porque aqui no céu vocês sabem tudo, que eu fiz a maior parte do trabalho pelo qual ele recebeu crédito. Tenho certeza de que posso fazer o que for necessário.
– É claro, disse o anjo – mas há um pequeno teste…
Foi o que bastou para a mulher reclamar:
– Ah, por favor, um teste, não… A minha vida na Terra já foi bem dura. Só por ser mulher eu tive que lutar muito por todas as promoções que tive. Eu sempre recebi menos para fazer o mesmo trabalho que os homens. Constantemente fui assediada por chefes chauvinistas masculinos. Eu pensei que seria diferente aqui em cima, mas agora estou com a sensação de que, como o cargo é de Assistente Executivo e não de Secretária, você não quer me dar uma chance.
Surpreso com a reação da mulher, o Anjo foi logo explicando:
– Não, não é isso, este é apenas um pequeno teste que eu faço com todos os candidatos, independentemente do sexo.
Mais aliviada, ela suspirou:
– Tudo bem, então. Continue.
E o Anjo disse:
– Soletre e me diga o que significa “Filaucioso”, “Juvenilizante”, “Nitidificar”, “Vicissitude”, “Tergiversar”, “Idiossincrasia” e “Prolegômenos”.
Leia outras colunas do Gerson Guelmann aqui.
5 Comentários
Ñossa por que p/ nós tudo tem que ser mais difícil e diferente né, e tem que provar que somos capazes mesmo sabendo que somos capacitadas tanto quanto os homens? É complicado ser mulher por isso que somos ” especiais” kkkkk.
As mulheres sempre fazem esse comentário: ” na outra encarnação eu quero ser homem “.
Achei muito “fácil”, ainda bem que no Céu não tem “discriminação” … Imagine se tivesse.
😳🤪
Até no céu! Kkkkkk
Meu Deus 😲
Como mulher reclama , o pior que fazemos isso muita das vezes inconscientemente.
Enfim, mulher é problema até no céu 😂