Pular para o conteúdo

HojePR

GERSON-CABECA-COLUNA

Na noite de Natal, você faria esse teste com tua família?

16/12/2024

Gosto muito dos ‘Experimentos Sociais’ e frequentemente escrevo sobre eles. Ao contrário do que alguns imaginam, eles não apareceram com o advento das redes sociais, que só ampliaram a divulgação. Eles existem desde o século XIX, ainda que tenham se tornado mais comuns no século XX, sempre com o objetivo de estudar o comportamento humano. Se você “der um Google” vai comprovar isso.

Talvez a gente possa dizer que a diferença é que antes eles eram conduzidos por profissionais, psicólogos e sociólogos, o que de certa forma garantia rigor científico, por se destinar ao estudo do comportamento humano. Agora, no entanto, isso nem sempre é assegurado, porque ‘as redes aceitam tudo’ e de vez em quando somos ‘enrolados’. De toda forma com um pouco de critério a gente se depara com coisas muito interessantes.

Um desses é algo que foi utilizado pela empresa sueca IKEA na Espanha, no Natal de 2018. O tema abordado está relacionado exatamente ao estilo de vida que impera na sociedade atual, onde as notícias e o conhecimento estão acessíveis a todos, mas ao mesmo tempo há uma espécie de desconexão parental, um rompimento dos laços que costumavam ser o fio condutor da história familiar.

O condutor do experimento propõe um jogo a ser feito na noite de Natal, mas que serve para qualquer reunião de família: as perguntas são feitas e as respostas erradas obrigam o perdedor a sair da mesa. O vídeo é em espanhol, com legendas em português. Claro que não estou propondo uma confusão familiar exatamente na noite que vai muito além do significado religioso, já que o Natal é comemorado por muitas pessoas ao redor do mundo, independentemente de suas crenças, mas, convenhamos, é uma brincadeira interessante.

P.S.: não deixe de prestar atenção à música de fundo, a maravilhosa ‘Clair de Lune’ composta por Claude Debussy.

Leia outras colunas do Gerson Guelmann aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *