HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

29/03/2024



Sem Categoria

O sexo em tempos de Inteligência Artificial

 O sexo em tempos de Inteligência Artificial

Do lado de cá desta coluna se encontra um idoso de 75 anos imerso no turbilhão dos avanços tecnológicos que aconteceram do século XX para cá.

 

Sou um cidadão nascido no pós-guerra (1947) que vivenciou experiências e fatos que quando relatados provocam risos e olhares incrédulos dos chamados “Millennials”, as pessoas também conhecidas como da “Geração Y”, hoje na faixa dos 25/45 anos.

 

Contar as mudanças que presenciei nos últimos 50 ou 60 anos tomaria muito tempo e causaria uma debandada no público, então vou tratar apenas da que me parece ser a mais recente e que está me trazendo um misto de perplexidade e preocupação: a chegada da IA – Inteligência Artificial.

 

Se você não está muito ligado no tema, não se preocupe; perguntei em uma dessas ferramentas “Em que a IA está presente hoje?” e a resposta veio em 3 segundos:

 

– Assistentes Virtuais;

– Sistemas de Recomendação;

– Detecção de Fraudes;

– Veículos Autônomos;

– Chatbots e Atendimento ao Cliente;

– Medicina.

 

Essa resposta é bastante genérica, eu sei, mas recomendo que mesmo que teu trabalho não exija ou que o assunto não seja de teu interesse, pesquise por “chatbots de IA”, escolha um tema e faça um teste.

 

Enquanto isso e com a ajuda de uma dessas ferramentas, o ChatGPT, traduzi e depois adaptei uma história que me parece bem apropriada:

 

Marido:

 

– Alexa, gostaria de fazer sexo.

 

Alexa:

 

– Sem dúvida… Não se preocupe. Estou diminuindo as luzes e configurando seu ar-condicionado para 22 graus Celsius. O Viagra está guardado na gaveta superior direita da sua cômoda, escondido dentro de um par de meias. O gel está ao lado. Contratei a sua massagista tailandesa favorita. Ela está a apenas 12 minutos de distância, de acordo com o status da viagem no Uber. Agendei o pagamento com o seu cartão de crédito para dentro de 2 horas. Verifiquei o GPS da sua esposa e ela está fazendo compras em um shopping no subúrbio. De acordo com a lista de compras armazenada na minha memória, ela ainda irá demorar pelo menos mais 2 horas, além do tempo estimado de mais de 1 hora para chegar em casa, pela análise de tráfego do Google Maps. Aproveite o seu momento. Ah, seu preservativo está na gaveta falsa da biblioteca, atrás da enciclopédia Barsa, e a chave dessa gaveta está na sua carteira. A TV já está programada para o futebol, como sempre.

 

Esta poderia ser chamada de Inteligência Artificial Masculina, mas enquanto isso…

 

Esposa:

 

– Alexa, você configurou tudo?

 

Alexa:

 

– Claro! O safado acha que você vai demorar três horas, a tempo de concluir tudo e ficar assistindo o jogo até você chegar. Como ainda é cedo, o trânsito está fluindo bem e se você pegar um Uber chegará em casa em 45 minutos. Estou gravando tudo com quatro câmeras; você só precisará entrar e aí pegamos o canalha. Redigi os documentos do divórcio e mandei para seu Advogado, que aguarda o vídeo da farra que vou compartilhar ao final. Ele já respondeu que está terminando a petição e dará entrada na Vara de Família amanhã: o pedido é de $5 milhões por danos morais mais $35 mil por mês de pensão alimentícia. Seu Uber está esperando lá fora, um sedã azul. Não se preocupe, vai dar tudo certo.

 

Esta poderia ser chamada de Contrainteligência Artificial Feminina. Afinal, não nos esqueçamos, a Alexa é mulher!

 

Leia outras colunas do Gerson Guelmann aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *