Pular para o conteúdo

Os muitos mandamentos da terceira idade

25/03/2024
idade

Já que estou me propondo a escrever sobre “Mandamentos Para a 3ª Idade”, começo reconhecendo minha condição de faltoso e pecador e admito, batendo no próprio peito: – sou um transgressor da maior parte deles.

 

Ser um pecador não me impede de admitir o acerto dos preceitos, que não são apenas um decálogo. Na internet é possível encontrar muitas postagens, onde aparecem também como “Os Dez Mandamentos da Melhor Idade”; juntei todos e compartilho, esperando que sejam úteis, especialmente aos que ainda não entraram na idade dos “ENTA”.

 

Nas últimas décadas a expectativa de vida aumentou em todo o mundo: em 1960, quando a ONU começou a compilar dados, a média era de 52,5 anos e hoje é de 72; no Brasil o salto foi ainda maior, de 48 para os atuais 75,5 anos. Essa tendência global é uma conquista que reflete avanços em cuidados médicos, saneamento básico, nutrição e qualidade de vida e é uma boa notícia para a humanidade, pois significa que estamos vivendo mais e com mais saúde.

 

Vamos lá, então? Mandamentos, Conselhos ou Preceitos, você escolhe:

 

• Não se aposente da vida para se tornar a praga da Família. Encare a vida como uma aventura, não como um fardo. O verdadeiro elixir da eterna juventude é o dinamismo, então não despreze as ocupações enquanto tiver energia para as lutas cotidianas.

 

• Evite renunciar ao próprio lar; seja independente e preserve a liberdade mesmo que seja dentro de um quartinho, caso contrário você se verá andando na ponta dos pés para evitar atritos com noras, genros, netos e outros parentes.

 

• Mantenha o controle das finanças. Ajude os filhos, mas não esqueça de si mesmo; reserve uma parte para emergências e lembre-se: sempre há relatos de desgostos com filhos ambiciosos.

 

• Cultive a arte da amizade e valorize os amigos como uma planta rara. Cuidar dos familiares também é essencial. Quando a memória estiver falhando, anote numa agenda as datas mais importantes e compartilhe com eles a alegria de estar presente.

 

• Lembre que a saúde começa pela boca e que uma alimentação saudável influi diretamente na qualidade de vida. Uma dieta baseada em alimentos saudáveis mantém as doenças longe e promove a longevidade (nota do autor: lembrete adicionado por exigência da minha esposa).

 

• Cuide da aparência. Se for homem, não seja um daqueles velhos relaxados que exibem caspa na gola do paletó e manchas de gordura que revelam o cardápio da semana… Se for mulher, vista-se com cuidado e elegância, lembrando que a boa aparência aumenta a autoestima e a confiança.

 

• Mantenha boas relações com seus vizinhos. Evite implicar com o latido do cachorro, o miado do gato, o lixo na calçada ou o volume da TV. Um bom vizinho é sempre um tesouro, especialmente se os parentes morarem distantes. Aqui me permito homenagear meu saudoso tio Moises Bergerson z“l que dizia exatamente isso: “muitas vezes um bom vizinho vale mais que um parente”.

 

• Em bom português, cuide onde mete o nariz e não se intrometa na vida dos filhos adultos. Caso ainda não tenha se dado conta (rsrs) eles são adultos com cérebro, coração, vontade própria e são capazes de tomar decisões. Ademais, terão muitos anos para cometerem seus próprios erros.

 

• Fuja do vício mais comum da velhice, que é a “presunção”. Nem sempre uma vida longa traz sabedoria e muitos chegam ao fim da jornada tão ignorantes como no início dela. Faça com que a humildade seja tua marca mais forte e acredite que sempre há tempo para aprender e crescer. Cabelos brancos não são uma autorização para ser ranzinza e inconveniente. É bom lembrar que toda paciência tem limite e que não há nada mais desagradável do que alguém desejar a tua morte…Torne a vida mais leve para você e para os outros!

 

• Foque no presente. O que você aprendeu no passado deve ser valorizado, mas não se prenda a ele! Aproveite cada momento, olhando para o futuro com esperança e otimismo.

 

• Adote um pet! Um estudo do Instituto Nacional de Saúde nos Estados Unidos mostrou que criar um bicho em casa ajuda a reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicérides, além de proporcionar um amigo para todas as horas.

 

• Conecte-se mais com pessoas que você gosta, mesmo que seja remotamente! As redes sociais ajudam a manter uma autoestima saudável. Em 2015 o jornal norte-americano Heart mostrou que o isolamento aumenta os riscos de doença coronária e de infarto!

 

• Todo o vício é prejudicial, evite-os. Largue o cigarro, evite o álcool, jogos de azar, etc. Até a tecnologia em excesso faz mal. Substitua tudo isso por hábitos saudáveis, coisas que despertem prazer, e em pouco tempo você notará o ganho em saúde.

 

• A gente sabe que gentileza gera gentileza. Sorria sempre e trate os outros da maneira como gosta de ser tratado. Energias boas fazem bem e contagiam.

 

• Durma bem! Dormir também é saúde, porque em 8h de sono o corpo recebe uma espécie de “manutenção” no organismo.

 

• Cuide do corpo, mente e espírito. Exercite-se, alongue-se, mexa-se e se puder medite e pratique ioga. É comprovado cientificamente que cerca de 8 a 12 minutos de meditação por dia bastam para relaxar a mente, corpo e espírito. Faça com que seu corpo e mente trabalhem em harmonia.

 

• Tome sol, antes das 10h e depois das 16h, período de menor incidência solar. Expor-se ao astro-rei faz muito bem. A luz solar é essencial para produzir e melhorar a absorção de nutrientes fundamentais ao corpo, como cálcio e vitamina D.

 

• Não esqueça do contato com a natureza. Desconectar-se da correria do mundo e da tecnologia de vez em quando é essencial. Visite parques, aprecie paisagens naturais, respire ar puro! Se tiver condições, faça uma horta em casa. O mundo é lindo!

 

• Quem disse que não existe lazer na terceira idade? A Geração+ tem muitas opções para se divertir e distrair: cinema e teatro, ler livros, jogos interativos, jogos de tabuleiro com a família, dança, etc. Opções não faltam para levar a vida de um jeito mais leve.

 

Espero que as dicas sejam úteis. Mesmo admitindo ser um descumpridor de muitos “mandamentos”, registro aqui o que espero seja um bom exemplo e uma motivação: – aos 70 anos comecei um Blog, aos 74 passei a ser Colunista no HojePR e hoje, aos 76, afirmo com convicção: A VIDA É UMA BELEZA!

 

Leia outras colunas do Gerson Guelmann aqui.

2 comentários em “Os muitos mandamentos da terceira idade”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *