HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

07/09/2024

gerson guelmann

Para começar bem a semana: criatividade + música clássica = obra de arte

arte

Sempre gostei de acompanhar o canal DoodleChaos no YouTube. Ele foi criado e é administrado por Mark Robbins, um YouTuber americano que cria animações com música e produz resultados sensacionais. Ele ganhou reconhecimento pelas criações absolutamente geniais através do uso inteligentíssimo da tecnologia, ainda que muitas vezes associada a elementos analógicos.

Há alguns anos ele publicou um trabalho onde uniu a Sinfonia n.º 5 em Dó menor, Op. 67 de Beethoven (também chamada de Sinfonia do Destino) a um de seus desenhos. Composta entre 1804 e 1808, é uma das obras mais icônicas da música clássica e seu primeiro movimento, com o famoso “ta-ta-ta-taaa”, é reconhecido e apreciado até por quem não a escutou inteira.

Há textos que afirmam que a expressão usada para denominar a 5ª Sinfonia pode ter dado origem ao texto atribuído a médicos e que descreve o que se passava com o compositor ao escrever a música:

“Estudos comprovam que Beethoven escreveu este andamento pensando na morte. Ele tinha uma arritmia supraventricular paroxística e esse quadro era acompanhado de palpitações. Tentando colocar na partitura o que sentia, e com o desejo de descrever ”uma sensação de morte”, ele transcreveu de seu físico, esta maravilha que ouvimos no vídeo. Portanto, podemos dizer literalmente que o primeiro movimento da 5ª Sinfonia de Beethoven é a expressão musical de uma arritmia cardíaca”.

A bem da verdade é preciso admitir que não há comprovação de que a sinfonia representa o problema cardiológico de Beethoven. Alguns biógrafos sugeriram isso, mas não há registros médicos ou documentos que confirmem.

Detalhe importante: o autor do desenho disse que a tarefa lhe custou 3 meses de trabalho, o tempo necessário para sincronizar a música e os traços, feitos inteiramente à mão.

Assista o vídeo enquanto escuta a 5ª de Beethoven que agora, tenho certeza, terá um sentido especial.

Leia outras colunas do Gerson Guelmann aqui.

1 Comentário

  • Sempre nos presenteando com contéudo inteligentes e surpreendentes.
    Obrigado e um grande abraço.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *