HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

22/02/2024



Sem Categoria

Você tem passaporte? Veja quanto ele vale

 Você tem passaporte? Veja quanto ele vale

Há um ano publiquei o “ranking” dos passaportes elaborado pelo site “Passport Index”, e como a lista acaba de ser atualizada, vamos ver agora se o brasileiro melhorou ou piorou.

 

Claro que esse é o nosso foco, mas se você possui dupla-cidadania ou apenas o passaporte de outro país, também poderá ver como ele se posiciona em relação aos demais.

 

O “Global Passport Power Rank” (Ranking Global do Poder do Passaporte) classifica os passaportes de todo o mundo de acordo com a mobilidade, que por sua vez é medida em primeiro lugar pelo número de países que os portadores podem visitar sem a necessidade de visto prévio, depois com liberação concedida na chegada e por último aqueles que precisam obter visto antes de embarcar.

 

Há que se considerar que a listagem é atualizada em tempo real com base em dados oficiais dos sites dos governos e das companhias aéreas. O ranking é interessante para quem viaja com frequência, seja a turismo ou a negócios.

 

O Brasil subiu um ponto e agora está no 11° lugar; nossa vizinha Argentina, que em 2023 estava empatada conosco, continua na mesma posição; já o passaporte dos Emirados Árabes Unidos, 1º em 2023, mantém-se disparado na frente: antes seus portadores podiam desembarcar livremente em 123 países e agora estão liberados do visto em 134. Também na necessidade de obtenção de autorização na chegada houve uma melhora: caiu de 58 para 45. Para visitar 19 nações precisam conseguir visto antes de embarcar, contra 17 do ano passado.

 

Para quem viaja com passaporte brasileiro os números atualizados são os seguintes:

 

• em 116 países desembarcarão sem visto (110 em 2023); em 48 a autorização será dada na chegada (contra 51 no ano passado) e para 34 serão obrigados a obter visto antes de sair de casa (antes 37).

 

• Este ano os Afegãos cederam o último lugar para os portadores de passaporte da Síria, que só podem entrar sem visto prévio em 9 países; em 30 ele será dado no desembarque e para 159 precisarão requisitar visto antes de embarcar. Chama atenção o fato de que os norte-americanos caíram da 3ª para a 7ª posição.

 

Do 1° ao 10° lugares os países são estes:

1° – Emirados Árabes Unidos;

2° – França – Alemanha – Itália – Países Baixos – Espanha;

3° – Suécia – Finlândia – Luxemburgo – Áustria – Suiça;

4° – México – Dinamarca – Portugal – Noruega – Grécia – Polônia – Irlanda;

5° – Singapura – Reino Unidos – República Tcheca – Hungria – Coréia do Sul;

6° – Japão – Estônia – Letônia – Eslováquia – Nova Zelândia;

7° – Malta – Canadá – Eslovênia – Letônia – Croácia – Estados Unidos – Austrália;

8° – Islândia – Principado de Liechtenstein;

9° – Chipre – Romênia – Bulgária;

10° – Malásia – Mônaco.

 

Para acessar a lista completa, clique aqui.

 

Leia outras colunas do Gerson Guelmann aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *