HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

28/04/2024



Sem Categoria

Comunicação elegante: a arte de lidar com opiniões diversas

 Comunicação elegante: a arte de lidar com opiniões diversas

No complexo universo das interações humanas, a comunicação eficaz é uma habilidade valiosa. Ao expressar discordância, usar uma comunicação elegante muitas vezes é a chave diante de uma argumentação incisiva. O uso de lógica robusta, inspirado em pensadores como Platão e Kant, nem sempre é eficaz, pois fere os sentimentos do interlocutor. Quando tentamos provar a lógica diante de uma opinião que difere da nossa, isso pode deixar o terreno propício para conflitos, gerando obstáculos negativos. Em vez de tentar mudar a opinião de alguém, a estratégia sugerida é agir de maneira discreta e sutil.

 

Nosso olhar, tom de voz e gestos, vão além das palavras e tem a capacidade de ferir o orgulho e amor próprio do outro. Ao se deparar com uma opinião considerada equivocada, a abordagem recomendada é a humildade. Nunca comece a conversa anunciando: “vou te provar isso ou aquilo”. É como se você dissesse: “sou mais inteligente que você, vou lhe dizer uma ou duas coisas e fazer você mudar de ideia”. Esse comportamento soa como um desafio, provoca conflito e faz o interlocutor querer o enfrentamento antes mesmo de você argumentar. Se alguém diz algo que você considera errado, mesmo sabendo que está errado, é melhor começar dizendo: “veja, eu penso diferente, mas posso estar enganado, muitas vezes eu me engano. Se isso acontecer, quero ser corrigido, então vamos examinar os fatos”. Admitir a própria possibilidade de erro cria uma atmosfera de abertura e receptividade, interrompendo a discussão em seu estágio inicial e incentivando o outro a adotar uma postura igualmente justa. Reconhecer que o ser humano é passível de erro, é uma descoberta para a construção de diálogos construtivos, onde o objetivo não é vencer, mas sim compartilhar ideias e examinar fatos. A natureza humana é permeada por preconceitos, emoções e vieses, que dificultam a mudança de opinião. A reflexão sobre nossas próprias convicções é um desafio, mas é essencial para a evolução do pensamento. Evitar expressões que denotam certeza absoluta, como “com certeza” e “sem dúvida”, em favor de termos mais suaves como “acredito” e “entendo”, facilitam a abertura para novas perspectivas.

 

Sendo assim, quando dizemos a uma pessoa sem rodeios, que ela está errada, nada de bom acontece e podemos causar muitos danos a nós mesmos. Esse comportamento elimina o sentimento de dignidade própria de quem o ouve. Com isso, você se torna uma parte desagradável de qualquer discussão. Dito isso, seja diplomático, isso o ajudará a alcançar o que deseja.

 

Leia outras colunas da Hag Schultz aqui.

1 Comment

  • Boa tarde!

    Amei obrigada ☺️🤍

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *