HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

02/05/2024



Sem Categoria

O poder da liderança feminina

 O poder da liderança feminina

Nos últimos anos, houve uma mudança significativa no cenário corporativo, com um aumento notável da presença feminina em cargos de liderança. Em 2023, cerca de 10% das empresas incluídas na Fortune 500 tinham CEOs mulheres, sinalizando um avanço na busca pela igualdade de gênero no ambiente de trabalho.

 

Entretanto, mais do que uma questão de representatividade, estudos recentes têm demonstrado que a presença de mulheres em posições de liderança traz benefícios tangíveis para os negócios. De acordo com o relatório “TheReady-Now Leaders” do Conference Board, organizações que contam com pelo menos 30% de mulheres em cargos de liderança têm uma probabilidade significativamente maior de estarem entre os 20% melhores em desempenho financeiro. Além disso, uma pesquisa realizada pela organização Leadership Circle, baseada em análises de mais de 84 mil líderes e 1,5 milhão de avaliadores, revelou que as lideranças femininas superam seus colegas masculinos em eficácia em todos os níveis de gerenciamento e faixas etárias.

 

Mas o que torna as mulheres tão eficazes na liderança? Segundo uma pesquisa liderada por Adams, do Leadership Circle Profile, as mulheres tendem a demonstrar competências criativas e uma mentalidade voltada para o “jogo para que todos ganhem”. Elas se destacam em habilidades como a capacidade de construir relacionamentos autênticos, liderados com uma visão de futuro e cultivar conexões sólidas dentro e fora da empresa. Essas características impulsionam o desempenho organizacional e criam um ambiente de trabalho mais colaborativo e inclusivo.

 

No entanto, apesar dos benefícios evidentes, muitas empresas ainda enfrentam desafios na promoção e desenvolvimento de lideranças femininas. Para aproveitar ao máximo o potencial das mulheres na liderança, é essencial adotar estratégias proativas. Um programa de desenvolvimento de liderança focado nas necessidades e aspirações das mulheres pode ser um passo importante nesse sentido.

 

Algumas práticas recomendadas para desenvolver lideranças femininas incluem o reconhecimento do valor das mulheres líderes e promoção da autoconfiança; promoção do aprendizado em grupo e networking entre mulheres; oferta de coaching executivo personalizado para mulheres em cargos de liderança e criação de oportunidades práticas para aplicação de novos aprendizados e habilidades.

 

Sendo assim, ao investir no desenvolvimento e no apoio às lideranças femininas, as empresas promovem o patrimônio de gênero e impulsionam resultados de negócios sustentáveis ​​e inovadores. O momento de agir é agora, pois ao fortalecer as mulheres na liderança, estamos construindo um futuro mais inclusivo e próspero para todos.

 

Leia outras colunas da Hag Schultz aqui.

1 Comment

  • 😌❤️

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *