HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

19/04/2024



Sem Categoria

O que eleva o comprometimento do colaborador

 O que eleva o comprometimento do colaborador

No contexto competitivo em que vivemos, onde produtos, estratégias e tecnologias podem ser replicados, a verdadeira vantagem de uma empresa consiste na habilidade e confiança de sua equipe. Uma pesquisa conduzida por Dale Carnegie e a MSW Research, compreendeu quais fatores mantêm os colaboradores engajados a longo prazo, visando o sucesso de uma organização. Foram entrevistados 1.500 colaboradores nos EUA e entre eles somente 29% estavam totalmente engajados, 26% desengajados e quase metade (45%) estavam parcialmente engajados.

 

A pesquisa aponta para um dos pontos principais: a relação com o supervisor imediato. As atitudes e ações desse líder podem tanto elevar quanto diminuir o engajamento do colaborador. Um gerente que se importa, demonstrando interesse na vida do subordinado, ouvindo mais para compreender as necessidades de cada um, cria um ambiente propício ao engajamento. Quando se sentem respeitados, têm seus valores considerados e percebem que a organização se importa com seu bem-estar, e isso aumenta o nível de comprometimento dos funcionários. Ainda se tratando da liderança, a confiança é outro impulsionador essencial. Colaboradores desejam líderes que aceitem colaboração, guiem a empresa com transparência e comuniquem claramente o estado da organização. Um fato curioso revelado é que aspectos como gênero, etnia e status de trabalho não são determinantes para o envolvimento. Em vez disso, a construção de relações sólidas, independentemente dessas variáveis, é essencial.

 

Diante disso, fica claro que a retenção e engajamento dos colaboradores são fundamentais para o sucesso de qualquer organização. A taxa de rotatividade em constante aumento mostra a importância de construir ambientes de trabalho que cultivem práticas que levam o colaborador a acreditar mais na empresa e se dedicar à jornada profissional. Gerentes que se importam, líderes transparentes e uma cultura que valoriza cada um são a chave para criar uma força de trabalho verdadeiramente envolvida. Investir no desenvolvimento contínuo, reconhecimento e comunicação aberta é o caminho para transformá-los em construtores entusiastas do sucesso da empresa. Com esses insights em mente, as organizações podem alavancar o comprometimento de seus trabalhadores, conduzindo-os para o caminho para a inovação e a excelência duradoura.

 

Leia outras colunas da Hag Schultz aqui.

1 Comment

  • ❤️😌

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *