Pare de ouvir frases motivacionais

Por que algumas pessoas acreditam que para se sentir motivado, basta ouvir ou expressar algumas frases motivacionais? Ouvir frases motivacionais podem até ter um efeito ao iniciar uma atividade, pois nos sentimos movidos pela emoção que aquela frase causou, afinal, a literatura aponta que os comportamentos motivados estão frequentemente relacionados às emoções. Mas o que acontece no meio do caminho? Boa parte de nós desiste, pois, não basta nos apoiarmos apenas na emoção, precisamos compreender o propósito de nossas ações, elas devem fazer sentido para nós, como Levy-Leboyer diz: “o verbo motivar não pode existir sem complemento”. Este complemento, segundo Levy, é o que transforma a motivação em algo realmente relevante.
A motivação parte de uma necessidade, um desejo, ou para evitar uma punição. Estes caminhos são construídos através de um conjunto de fatores dinâmicos que vão determinar a conduta de cada um de nós. Ou seja, de forma clara, cada um será motivado por algo que tem a ver com a sua própria personalidade, com suas questões pessoais. Isto significa que as pessoas com quem nos relacionamos, no âmbito pessoal ou profissional, não se sentirão motivadas pela mesma razão.
Douglas McGregor, um grande pensador das relações humanas, dizia que “O homem vive só para o pão quando não há pão”. Ou seja, nossa motivação permanece até o momento em que chegamos onde queríamos. Mais um indício de que uma frase motivacional não possui força suficiente para nos movermos em prol de um objetivo.
Diante dos fatos, uma verdade óbvia é revelada: nosso resultado é de nossa responsabilidade. Existem coisas que não estão sob nosso controle, é claro, mas lidar com essas divergências e buscar novas estratégias de adaptação está sob nosso controle, bem como compreender o que genuinamente nos motiva, e esta complexidade vai muito além de uma frase.
Leia outras colunas da Hag Schultz aqui.