Por Valéria Poletti
Assinar um documento hoje em dia não precisa mais ser sinônimo de fila, cartório, gasto com reconhecimento de firma ou malabarismo com impressora e scanner. Com a assinatura eletrônica, tudo isso pode ser resolvido com alguns cliques – direto do celular ou computador, com validade jurídica e sem complicação.
É um recurso simples, seguro e acessível, que já faz parte da rotina de muita gente. Mas ainda tem quem ache tudo isso complicado. Se você conhece alguém assim (ou se esse alguém é você), vem com a gente: preparamos um passo a passo para mostrar como usar a plataforma oficial do governo brasileiro e assinar documentos de forma digital. Vamos lá?
Passo a passo: como assinar um documento eletronicamente com o gov.br
Para utilizar a assinatura eletrônica gratuita do Governo Federal, você precisa de:
• Conta gov.br com nível prata ou ouro
• Aplicativo gov.br instalado no celular para confirmar a identidade
Agora sim, siga os passos abaixo:
Passo 1: Acesse o site https://assinador.iti.br
Passo 2: Faça login com sua conta gov.br.
Insira seu CPF e senha. Se tiver a verificação em duas etapas ativada, digite o código recebido.
Passo 3: Faça o upload do documento.
Upload é o envio de um arquivo do seu celular ou computador para a internet. Por exemplo: quando você escolhe um PDF para assinar no site do gov.br, está fazendo o upload desse documento.
Passo 4: Escolha onde a assinatura será inserida.
Clique na caixa chamada “Área de assinatura” e arraste até o ponto exato do documento onde quer que a assinatura apareça.
Passo 5: Confirme a assinatura no aplicativo gov.br.
No seu celular, abra o aplicativo gov.br. Um código vai aparecer lá — é esse número que você deve digitar no campo “Autorização” do site.
Passo 6: Baixe o documento assinado.
Depois da confirmação, é só baixar o arquivo. Seu documento agora tem uma assinatura eletrônica válida.
Passo 7 (Opcional): Valide o documento.
Se quiser conferir se deu tudo certo, acesse https://validar.iti.gov.br e siga as instruções da página.
Pronto! Documento assinado com segurança e sem burocracia.
Essa é mais uma das facilidades que a tecnologia coloca à disposição de todos nós, promovendo inclusão, economia e praticidade no dia a dia.
Se você curtiu esse conteúdo, compartilhe com quem ainda imprime, assina à mão e corre para o cartório. E fique de olho aqui em nossa coluna, sempre tem dica boa pra descomplicar a vida digital.
Valéria Poletti é analista de Comunicação no Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). Possui graduação em Desenho Industrial e pós em Marketing, ambas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Leia outras colunas do ICI aqui.



