Pular para o conteúdo

Aniversário de Curitiba

06/03/2023
curitiba

Essas fotos lindas do passado trazem uma coisa tão boa na vida da gente.

 

Aqui no colo da mãe está meu irmão James que nasceu no dia do aniversário de Curitiba, em 29/03/1959. Domingo de Páscoa!

 

 

A mãe começou com as dores na noite anterior e o pai a levou até a maternidade, que na época chamava-se Casa de Saúde Romanó.

 

Ficava anexa à casa dos avós. Vô Dante Romanó era médico mas os partos eram feitos pelas duas parteiras do hospital, que se revezavam.

 

O doutor era solicitado somente se houvesse alguma complicação.

 

Minha mãe era uma “égua boa de cria” na linguagem turfística, que era a que a gente melhor compreendia em casa e o vovô nunca foi solicitado nos três partos.

 

A mãe também não fez pré-natal e acompanhamento durante as gravidezes e nunca foi ao ginecologista.

 

Aliás, nem existia esse termo.

 

Havia o médico de mulheres. Mas ela só foi fazer uma consulta com um deles muitos anos depois.

 

O pai voltou na manhã seguinte do nascimento e ficou muito feliz! Era um guri! Como ele queria.

 

E este dia 29 de março ficou marcado como um dia muito especial.

 

E até uma altura era feriado e o James podia comemorar o aniversário no dia, não importando se fosse segunda, terça ou domingo.

 

E algumas vezes caiu exatamente no DOMINGO DE PÁSCOA (A Páscoa não tem dia fixo e às vezes é comemorada em março e outras em abril).

 

Depois de 1967, este dia deixou de ser feriado. E por que? Se todas as cidades tem dia de folga na data em que comemoram seu aniversário?

 

Curitiba é diferente nisto.

 

Como os feriados municipais podem ser em número máximo de quatro e um deles tem que ser obrigatoriamente na Sexta Feira Santa, os vereadores da época escolheram os dias de: Corpus Christi, Sexta Feira Santa e o da Padroeira de Curitiba – em 08/09. E também, a cada cem anos, a data que inicia mais um centenário da fundação do município.

 

Os vereadores poderiam ter escolhido deixar feriado o dia de aniversário da cidade mas para isso teriam que abrir mão de um dos feriados cristãos.

 

Já os feriados nacionais são independentes destes e são em número de oito e incluem os dias: Primeiro de Janeiro, Natal, Independência do Brasil, Tiradentes, Proclamação da República, Padroeira do Brasil, Finados e Dia do Trabalho.

 

A foto revela a elegância das mulheres nesta época, beleza natural, as roupas e os cabelos, arrumados com bobes e laquê.

 

Até o broche preso em alfinete na blusa, uma pequena e delicada abelha de ouro, dava um toque de refinamento ao traje.

 

James foi um menino que teve asma e sofreu muito mas apesar disso, estava sempre de bom humor e sorrindo.

 

Faleceu cedo e era veterinário e diretor do Studbook. Studbook é semelhante a um cartório de registros de nascimentos e óbitos, só que exclusivamente dos cavalos puro sangue inglês.

 

James conhecia a linhagem de cavalos PSI como ninguém e amava o que fazia.

 

Não fui uma boa irmã e fico triste porque o tempo se encerrou cedo demais.

 

Dia 29 de março comemoraremos o aniversário da nossa linda Curitiba, mas para mim, sempre será também o aniversário do James!

 

Na foto em destaque, Magda Schöll Romanó e Ney Mader Romanó com o filho James Schöll Romanó, em 1959.

 

Leia outras colunas da Karin Romanó aqui.

1 comentário em “Aniversário de Curitiba”

  1. Que texto maravilhoso! Eu nunca tinha pensado pq Curitiba não tinha feriado no dia do aniversario. Obrigada pela história 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *