Pular para o conteúdo

HojePR

KARIN-CABECA-COLUNA

Caiobá e o Mapi

15/10/2024
caiobá

Houve um tempo em que veranista era chamado de banhista, Caiobá nem tinha sido apelidada de “Divina” e ter um apartamento em prédio na praia parecia quase uma piada…

Foi bem nessa época que ergueram o MAPI.

MAPI tem esse nome porque são as iniciais MA de Massi (Reinaldo Massi) e PI de Pierre (Osman Pierre).

Osman Pierre foi um engenheiro visionário que idealizou tudo. Com grande poder de persuasão conseguiu convencer o maior exportador de café do Brasil na época, que morava em São Paulo, a investir neste projeto.

Para quem não sabe, o MAPI é aquele prédio alto azul com venezianas brancas que se destaca no comecinho da Praia Brava, bem no início do calçadão de Caiobá, junto ao Morro do Boi.

Foi planejado nos mínimos detalhes: Curiosamente é um quadrado perfeito. O que tem de altura, tem de largura.

O genial projeto arquitetônico é de Franz Heep com colaboração do arquiteto Elgson Ribeiro Gomes.

A posição que ele se encontra é super estratégica: foram estudadas as correntes marinhas e a direção dos ventos e descobriu-se que o prédio ficaria perfeito exatamente na posição em que está.

Assim o vento leste entraria sempre pela janela da sala e sairia pela janela da cozinha e formaria uma corrente de ar ideal para manter a temperatura fresca.

E o Morro do Boi protegeria as unidades contra o Vento Sul.

O mais incrível é que todos os apartamentos (mais de uma centena) ficariam de frente para o mar.

Mas mesmo com tudo isso os vendedores tiveram muitas dificuldades na época. Precisaram ser muito versáteis para concretizar vendas.

Como estratégia, lotavam uma Kombi todo fim de semana e levavam para o local possíveis compradores que eram recebidos com festas e paparicos. Os vendedores aguardavam no local.

Quem ia na Kombi?

Gente de nome com dinheiro, gente de nome sem dinheiro que pudesse influenciar outros a comprar (“influencers” da época), gente de dinheiro do interior,.. as Kombis quase sempre lotadas com oito passageiros e o motorista.

Mesmo assim não foi nada fácil. Foram anos de lutas e muitas descidas e subidas de Serra.

Foto: o Fusca está estacionado na Praia Mansa e o MAPI está ao fundo, junto ao Morro do Boi que fica na ponta tanto da Praia Brava quanto da Praia Mansa

Referência: Manoel Carlos Karam

Leia outras colunas da Karin Romanó aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *