Pular para o conteúdo
KARIN-CABECA-COLUNA

Por que o bairro se chama Alto da Glória?

24/04/2025

Os bondes saíam da garagem em frente à Câmara Municipal. Até 1913, esses bondes eram exclusivamente puxados por mulas. A garagem servia também de estrebaria e chegou a abrigar 130 animais.

Mas por que mulas?

Elas eram as preferidas porque quase nunca adoeciam, viviam em média 30 anos e eram excelentes para subidas, andar na lama, dóceis e fortes. O único problema? Eram caras e estéreis. Os cavalos, embora rápidos, adoeciam mais facilmente e os burros eram teimosos e ruins para subidas.

Como a mula é fruto do cruzamento entre uma égua e um jumento, a diferença cromossômica entre as espécies as impedia de se reproduzir.

Mas por que os bondes precisavam de trilhos se eram as mulas que puxavam?

Elas caminhavam pela terra e lama, mas o bonde deslizava sobre trilhos. Com menos atrito, as mulas conseguiam puxar a carga com mais eficiência. Se tanto o veículo quanto os animais tivessem que se mover direto na lama, o esforço seria insustentável.

O percurso seguia pelas ruas Barão do Rio Branco, Riachuelo e a atual João Gualberto, terminando no início da subida – as mulas não conseguiam arrastar o bonde morro acima.

E por que a região ficou conhecida como Alto da Glória?

O ponto final do bonde ficava em frente ao Engenho da Glória. Já era conhecida a expressão: ” ” – Vou até o Glória.”

Como a área era alagadiça, as famílias mais ricas preferiram construir suas casas nas partes altas, dando origem ao nome Alto da Glória.

Leia outras colunas da Karin Romanó aqui.