HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

25/04/2024



Sem Categoria

A gestão estratégia depende de Governança Corporativa

 A gestão estratégia depende de Governança Corporativa

Para crescer de forma estratégica a empresa precisa se organizar. Para se organizar a empresa precisa de rotinas, processos, funções e políticas. Para que os processos e as políticas sejam colocados em prática é importante o envolvimento e o comprometimento dos líderes e responsáveis pela empresa e isso é Governança Corporativa.

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), governança corporativa “é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.

 

Não é possível crescer sem a profissionalização da empresa e sem uma gestão estratégica e a estratégia só funciona quando existe engajamento e todos entendem a responsabilidade dentro da estratégia da empresa. O crescimento estratégico está diretamente ligado a organização, ou seja, à gestão do negócio.

 

Toda essa organização se reflete na melhoria da qualidade do trabalho, do clima organizacional e consequentemente dos resultados da empresa.

 

Mas como podemos fazer isso?

 

O primeiro passo é a empresa conhecer e entender seu propósito. Isso se consegue quando a empresa entende sua missão, visão e valores e quando trabalha para alcançar esse propósito. Missão é a razão de existir da empresa, a visão é onde a empresa quer chegar, e os valores são os ideais de atitude e comportamento da empresa.

 

Tão importante quanto o alinhar os esforços de gestão para alcançar esses propósitos é de trabalhar de forma transparente, prezando por processos que garantem rastreabilidade, confiança, transparência e sentido à rotina do negócio e a governança deve garantir isso.

 

Alcançar esses processos sem o apoio dos donos e dos gestores do negócio não é possível.

 

Como fazer com que os colaboradores aceitem a mudança se não existe o apoio claro de todos os gestores do negócio?

 

Toda mudança esbarra na cultura organizacional. A cultura do “sempre foi feito assim”, “foi assim que eu aprendi” ou “desse jeito sempre deu certo” é a grande barreira para implementação de um departamento de compliance.

 

A governança corporativa deve garantir que as mudanças aconteçam. Todos na empresa, independente do cargo sejam tratados com justiça, isso é a equidade, tudo deve ser claro e auditável (accountability), a empresa precisa zelar pela viabilidade econômico-financeira da empresa com responsabilidade corporativa, sempre agindo de forma ética e com transparência. Esses são os pilares da governança corporativa.

 

Não é possível gerir um negócio em crescimento sem a participação de todos. Os líderes devem ser responsáveis pela mudança. Compete aos donos dar o exemplo e garantir que seus líderes sejam engajados com o processo de governança. O crescimento da empresa depende dessa organização e desse comprometimento.

 

Departamentos de controles internos, auditoria, compliance, devem garantir que a governança corporativa perpetue no negócio. Esses departamentos devem prezar pela implementação e continuidade dos processos de governança.

 

Sem o comprometimento de todos a gestão estratégica não acontece e sem gestão estratégica a empresa não cresce.

 

Leia outras colunas da Karla Küster aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *