HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

01/05/2024



Sem Categoria

Cansei, quero fazer diferente, quero mudar!

 Cansei, quero fazer diferente, quero mudar!

Só essa semana eu me deparei com quatro pessoas de diferentes lugares que me relataram que estavam pensando em mudar de atividade profissional.

 

Talvez seja o final do ano que nos faça pensar, mas se você não está mais feliz, se o que você está fazendo não te motiva, o melhor é realmente buscar a mudança.

 

Claro que uma mudança nunca é fácil.

 

Mudar é sair da zona de conforto, é fazer diferente, é buscar o novo, então é bom saber como fazer essa mudança acontecer.

 

O primeiro ponto a se pensar é se o descontentamento está na empresa que você está trabalhando ou na função que você desempenha. Por exemplo, você pode estar trabalhando no financeiro e não gostar da atividade e ter o desejo de trabalhar no RH. Dependendo do porte da empresa onde se trabalha é possível demonstrar o interesse em mudar de área e essa movimentação ser considerada possível.

 

Nesse caso a mudança pode ser feita dentro da mesma empresa.

 

Outro exemplo é você trabalhar como cabelereira e ter o desejo de ter seu próprio salão, nesse caso a mudança também é de status onde você vai deixar de ser empregado para ser dono.

 

E ainda tem aquele profissional que busca uma mudança total para outra profissão, como por exemplo, deixar de ser arquiteto para ser um dentista.

 

Todos os tipos de mudança são aceitáveis e normais de acontecer, seja por uma insatisfação quanto ao lugar que trabalham seja pela baixa remuneração, pela falta de reconhecimento ou por excesso de trabalho.

 

Quem nunca sonhou em ser dono do seu próprio negócio? Quem nunca pensou num plano “B”.

 

Para que uma mudança aconteça seguem algumas dicas:

 

1. Qualquer que seja a vontade de mudar o importante é se informar sobre novas possibilidades. O que você gosta de fazer? Como está o mercado para esse ramo de atividade?

 

2. Voltar à sala de aula e estudar sobre esse assunto pode ser uma ótima opção para ter segurança nessa troca. Busque cursos, treinamentos, uma nova faculdade ou mesmo uma pós graduação;

 

3. Se você está em uma empresa onde existe a possibilidade de movimentação, procure conversar com seu gestor, demonstre seu interesse em uma nova área;

 

4. Caso seja necessário mudar de empresa faça network, use as redes sociais, informe seus contatos sobre a vontade de mudar de emprego ou área;

 

5. Faça seu currículo e cadastre-o em sites de empregos ou busque uma agencia de headhunters;

 

6. Se a vontade é empreender, busque informações no mercado sobre a nova atividade, cerque-se de dados, converse com profissionais da área e eu recomendo que faça um plano de negócios.

 

Toda mudança é bem-vinda, mas seja qual for seu propósito busque planejar essa mudança. Avalie todos os pontos, principalmente a necessidade de uma reserva financeira para se manter seja num novo emprego, seja num negócio próprio.

 

Nenhuma mudança acontece da noite para o dia. Toda mudança é acompanhada de persistência.

 

Ao fazer seu planejamento pense quanto tempo você está disposto a investir nessa mudança, acredite isso é muito importante. Faça um plano de ação colocando tudo o que você precisa fazer, como vai fazer e um prazo para isso acontecer. Isso vai te ajudar a acelerar o processo e a avaliar se vai valer a pena essa mudança ou não.

 

Uma mudança não pode ser feita por impulso.

 

Leia outras colunas da Karla Küster aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *