HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

02/05/2024



Sem Categoria

Ecossistema: lugares certos, pessoas certas, com o conhecimento certo

 Ecossistema: lugares certos, pessoas certas, com o conhecimento certo

Segundo o ecólogo George Tansley, “Ecossistema é o nome dado a um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente”.

 

No empreendedorismo temos o ecossistema chamado de “ecossistema da inovação”, esse é um termo muito comum no meio das startups. Um ecossistema de inovação descreve o local onde nascem startups e empresas tecnológicas. Nesse ecossistema incluímos pessoas interessadas em tecnologia e desenvolvimento como universidades, governo, investidores anjo, empreendedores, mentores, entre outros.

 

Esse ecossistema transforma novas ideias em realidade. O ecossistema de inovação mais conhecido no mundo é o Vale do Silício, sede das maiores empresas de tecnologia como Google, Apple e Facebook. Nesse ecossistema temos como criar um ambiente protegido com condições econômicas e riscos minimizados, verdadeiras incubadoras que facilitam o processo desde a ideia até o mercado.

 

Traduzindo esse termo para o mundo corporativo e empresarial, Ecossistema é estar no lugar certo, com as pessoas certas e com o conhecimento certo.

 

Cada vez mais o relacionamento interpessoal sobe ao topo da lista de quem quer vencer no mundo corporativo ou no empresarial. Quanto mais gente você conhece mais respeitado você é!

 

Você já deve ter ouvido muitas vezes sobre “Network”. Esse termo é do inglês e é a junção das palavras “net” que significa rede e “work” que significa trabalho, ou seja, significa “rede de trabalho”.

 

Também podemos traduzir como sendo a sua rede de relacionamentos, aquele grupo de pessoas com quem você se relaciona e com quem você se encontra com alguma regularidade e que eventualmente pode te gerar valor.

 

As pessoas tendem a se sentir mais atraídas por alguma coisa quando recebem uma indicação de alguém conhecido. É comum nos sentirmos mais confiantes em utilizar um serviço ou produto que já foi adquirido e recomendado por um amigo ou familiar. Pessoas falando bem sobre o seu negócio resultarão em uma melhora na sua reputação, certo?

 

Grupos de network são cada vez mais comuns, isso aparece fortemente no mundo empresarial. Empresários se reúnem frequentemente em workshops, treinamentos e eventos onde geram visibilidade, credibilidade e rentabilidade.

 

No mundo corporativo não é diferente! Quando indicamos uma pessoa conhecida para uma vaga de emprego é por que acreditamos que ela será competente para desempenhar aquela função e se essa indicação parte de alguém da nossa rede de relacionamentos essa indicação é levada muito mais a sério.

 

Tudo isso é Ecossistema!

 

Logo:

 

1. Reavalie suas redes de relacionamento;

 

2. Busque lugares frequentados por pessoas que você admira;

 

3. Uma pessoa uma vez me disse: “Se você é o mais inteligente da sala, mude de sala”, busque por conhecimento e desenvolvimento;

 

4. Sempre que possível participe de eventos, congressos e reuniões. Quando estiver nesses eventos procure aumentar sua rede de relacionamentos, fale sobre sua atividade e troque cartões de visita;

 

5. Faça novas conexões e retome conexões antigas com pessoas interessantes e que possam agregar;

 

6. Divulgue alguns projetos e algumas ideias nas redes sociais! Deixe sua rede de contatos saber de você, isso fará que lembrem de você;

 

7. Se atualize, busque por informação, faça treinamentos, invista em conhecimento;

 

8. Evite falar mal das pessoas e evite entrar em discussões desnecessárias, isso pode se reverter contra você e de forma negativa;

 

9. Seja educado, respeite as pessoas, não se finja de culto nem ignorante. Simplesmente, seja uma pessoa normal;

 

10. Seja grato, demonstre gratidão, seja uma pessoa acessível e humilde, isso vai te tornar uma pessoa melhor.

 

Pessoas certas, lugares certos com o conhecimento certo, não tem como dar errado.

 

Leia outras colunas da Karla Küster aqui.

1 Comment

  • Karla, parabéns pelo texto, muito conectado com a realidade que estamos vivendo, ecossistemas podem alavancar e também destruir pessoas e empresas. É preciso ter isso no radar o tempo todo. Ótima discussão.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *