HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

01/05/2024



Sem Categoria

Homens X mulheres: é preciso falar sobre isso

 Homens X mulheres: é preciso falar sobre isso

Minha coluna de número 100!!!

 

Já falei de tantos assuntos do mundo corporativo: gestão, processos, clientes, inteligência emocional, empreendedorismo! Esse mundo é tão rico e tão diversificado que resolvi, aproveitando esse número emblemático de 100 colunas publicadas, que é hora de entrar num tema muito interessante que vejo diariamente nas empresas: a diferença entre homens e mulheres.

 

Biologicamente os homens e as mulheres são diferentes, tanto no sistema reprodutivo quanto no sistema hormonal. Fisicamente os homens tem mais massa muscular, já as mulheres tendem a ter mais gordura corporal… e o pior, o metabolismo também pode ser bem diferente, por isso essa gordura é tão dificilmente de eliminar na maioria das mulheres. Odeio isso!

 

Mas psicologicamente não vejo muitas diferenças! Fui atrás de pesquisas que examinaram as diferenças médias em traços de personalidade entre homens e mulheres.

 

Busquei alguns traços gerais nessas pesquisas e é claro que não vou aqui generalizar, eu vou simplesmente trazer os traços que eu achei mais interessantes.

 

Homens normalmente são mais extrovertidos, isso faz com que os homens sejam mais sociáveis e assertivos. Outro ponto é que os homens por natureza podem falar de diversos assuntos de forma mais livre e sem medo de ofender, desculpem meninas, mas sabemos que mulheres se ofendem um pouco mais.

 

Isso é muito fácil de entender quando falamos de futebol. Independentemente do dia, da hora ou da situação é possível ver os homens provocando uns aos outros quando seus times de futebol não se saíram bem no dia ou na hora anterior. Milhares de memes e emojis são liberados e eles ficam se provocando o dia todo.

 

Estudos também indicam que as mulheres são um pouco mais ansiosas e algumas vezes até negativas, demonstrando com isso uma certa instabilidade emocional. Talvez isso possa até ser relacionado à nossa famosa TPM, mulheres vivem uma explosão de hormônios que muitas vezes resultam em alterações de estado de espírito e que são difíceis de controlar.

 

Mulheres falam mais do que os homens, fato. Isso leva a crer que as mulheres tem mais habilidade verbal, com um vocabulário maior, fluência verbal e compreensão também maiores.

 

Quanto a habilidades espaciais, é inegável que os homens tem uma melhor orientação espacial que as mulheres e isso é facilmente identificado: coloque uma mulher dentro de um shopping e peça para ela sinalizar a direção e o nome das ruas ao redor. A maioria erra.

 

Mas as pesquisas também apontam para semelhanças nos traços de personalidade entre homens e mulheres e mostram que homens e mulheres:

 

• Tem níveis semelhantes de altruísmo, cooperação e empatia;

• Podem ser bem parecidos quanto a organização, responsabilidade e disciplina;

• Ambos trabalham com foco em metas e objetivos;

• São abertos a novas experiencias, pois são sempre muito curiosos e criativos.

 

Todas essas características se refletem no mercado de trabalho onde vemos muitos homens e mulheres desempenhando os mesmos papeis. Algumas áreas ainda são bem masculinas como setores de mecânica, onde exige-se muitas vezes a força física, mas com o avanço tecnológico vemos que a tendencia é que ao longo do tempo isso seja mudado. Já nas lideranças a mulher tem lentamente ocupado cada vez mais o seu espaço. Isso vale para o mundo da política, onde vemos as mulheres sendo eleitas aos cargos que antes eram exclusivas dos homens.

 

Quero salientar que essas diferenças eu vejo muito no meu dia a dia e por isso fui atrás de pesquisas para embasar o meu olhar.

 

Aqui apresentei aquelas características que mais vejo no mundo corporativo e empresarial! Não quero com esse texto determinar o comportamento ou as capacidades individuais de cada pessoa.

 

Cada um é cada um, cada pessoa é única e suas características individuais devem ser valorizadas e respeitadas, independentemente do seu gênero.

 

Leia outras colunas da Karla Küster aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *