HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

02/05/2024



Sem Categoria

Propósito na empresa: pra quê?

 Propósito na empresa: pra quê?

Como é difícil comprar de uma empresa que promete uma coisa e entrega outra!

 

A empresa precisa ter um propósito que atenda as expectativas de seus donos. É do propósito que vamos entender sua missão, visão e valores.

 

Longe de ficar somente na parede para fazer bonito para seus clientes e funcionários o propósito deve servir para alinhar as expectativas e os interesses da empresa.

 

O propósito define a empresa. É o motivo pelo qual a empresa foi aberta. É a partir do propósito que nasce a missão.

 

E qual a diferença entre propósito e missão?

 

O propósito é porque a empresa existe, por que essa empresa foi aberta, no que o dono do negócio pensou ao decidir abrir o negócio.

 

Ninguém abre um negócio se não for para ganhar dinheiro, mas empreender exige que pensamos num negócio que seja bom para a sociedade e para o meio ambiente.

 

Entender o propósito do negócio é estratégico e envolve compreender o motivo da empresa, é dessa maneira que conseguimos que as metas estejam de acordo com a razão do negócio.

 

Se você não sabe o propósito do negócio uma das ferramentas que pode ajudar é o “Golden Circle”, em português: o círculo de ouro, criado pelo inglês Simon Sinek, especialista em liderança.

 

O círculo de ouro contém 3 círculos:

 

a. O primeiro e menor é o propósito o “por quê?” essa é a pergunta que vai justificar a existência do negócio;

 

b. O segundo círculo é a missão da empresa que seria o “Como?” que é como a empresa faz para alcançar o objetivo do negócio, ou o conjunto de processos que vão fazer possível o propósito do negócio;

 

c. E terceiro e último são os valores do negócio o “o quê?” que é o resultado dos processos ou o resultado da empresa, o que você vai fazer para chegar lá, ou o que ela oferece seja produto ou serviço.

 

O interessante nessa análise é que muitos sabem o que fazem, outros conseguem falar o como fazem, mas são poucos os que sabem o por quê fazem.

 

Alguns exemplos de propósito:

 

1. A Dove tem como propósito “criar um mundo onde beleza seja uma fonte de confiança e não de ansiedade”. Nesse propósito a Dove quer melhorar a confiança das mulheres e reconheceu a luta contra a baixa autoestima. Quem aí lembra das propagandas da Dove que ela coloca mulheres com todos os biotipos?

 

2. A Coca Cola quer “refrescar o mundo e inspirar momentos de otimismo e felicidade”. Não é à toa que todos os comerciais são alegres e motivantes.

 

3. Havaianas é “levar a alegria de viver do brasileiro”. Que a havaiana é uma marca brasileira todo o mundo sabe. A alegria do Brasil também está implícita em seus comerciais e suas lojas sempre coloridas e divertidas.

 

4. Disney “levar a magia para a vida das pessoas”. Desafio a me apresentarem uma pessoa que tenha ido à Disney e não tenha voltado encantado com sua beleza, com a cordialidade, forma de atendimento e todo o cuidado que recebeu.

 

O propósito ajuda a vender. As pessoas não compram o que a empresa faz, mas sim o porquê ela faz.

 

Colocado de forma clara o propósito deve deixar fácil o entendimento de como a empresa vai atender seus clientes e entregar seus produtos e serviços. O propósito também vai dizer como a empresa vai tomar as decisões e resolver problemas e tudo isso gera um laço de confiança entre seus colaboradores, clientes e fornecedores.

 

Leia outras colunas da Karla Küster aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *