Pular para o conteúdo
LUCHETTA-CABECA-COLUNA

A Câmara e o escândalo do INSS: covardia ou conivência?

20/05/2025

O escândalo do INSS, com R$ 6,3 bilhões desviados de aposentados, ainda é uma ferida aberta e escancarada. A Câmara Federal, que deveria ser a voz do povo, segue inerte. A CPI para apurar as fraudes patina. Por quê? Falta coragem ou sobra conivência? CPIs são importantes numa democracia: expõem podridão, cobram responsáveis e pavimentam justiça. Sem elas, o Congresso vai se consolidando como um clube de emendas, onde o interesse público é moeda de troca.

O deputado federal tem, em nossa visão, um dever sagrado: fiscalizar e legislar pelo bem comum. Mas o que vemos? Será que temos isto de fato? Muitos aparentam trocar princípios por cargos e verbas. O Paraná, com seus 30 deputados, poderia liderar essa luta. Quantos estão à altura? Quem, entre eles, coloca os aposentados acima de seus interesses pessoais? Quem tem qualificação técnica para enfrentamentos condizentes? A representatividade paranaense na Câmara é um espelho: reflete compromisso ou subserviência ao sistema?

A inércia está longe de parar no INSS. A Câmara falhou em apurar os rombos na Petrobras, as irregularidades nos fundos de pensão e a farra das ONGs fajutas. Sem atuação enérgica, o Brasil segue refém de problemas que vão se tornando crônicos. Entendemos que 2026 é logo ali, e a renovação da Câmara pode mudar o jogo. Precisamos de nomes novos, preparados, com coragem para transformar o mandato em ferramenta de mudança, não em passaporte para o “toma lá, dá cá”. O Paraná merece deputados que honrem o voto, tenham posição, coragem e qualidade de entrega.

Você, caro leitor, em especial do Paraná, confia em quem te representa? Quantos deputados do estado levantaram a voz contra o roubo no INSS e tantos outros problemas e absurdos? Você, caro eleitor, está pronto para escolher melhor em 2026 ou vai repetir o voto por hábito? O Brasil precisa acabar com os deputados de fachada. É hora de exigir compromisso com a justiça, com o povo, com princípios e valores.

Incentivamos que você fique de olho. Veja como votam e como se posicionam os deputados do seu estado. Você tem feito isso? Qual a avaliação que faz do desempenho da Câmara Federal como um todo e da bancada do Paraná em particular?

Leia outras colunas do Luís Mário Luchetta aqui.

5 comentários em “A Câmara e o escândalo do INSS: covardia ou conivência?”

  1. Silvio Luchetta

    Isso tem uma história e desvios.
    IAPI – IAPC – IAPTEC. mais adiante INPS e por fim o INSS.
    Operários, empregados e trabalhadores são obrigados a contribuir.
    Empresas, empregadores e afins respondem pelos recolhimentos retidos à previdência.
    Os APOSENTADOS e os em Benefício são os resultado da nossa previdência.
    Há um século quem tem a guarda desse INSS?
    Quem são os legítimos e legais TITULARES desse INSS?
    1 – O operário, o trabalhador e o traba
    lhador.
    2 – As empresas e Indústrias que são
    as responsáveis pelo devido paga
    mentor do retido do holerite.
    3 – OS APOSENTADOS e Pensionista.
    4 – É JUSTO SÓ UM ADMINISTRADOR proteger algo dessa envergadura?
    E o mais grave, Politicamente?
    Por favor, antes que seja tarde demais, vamos Salvar o nosso INSS!

  2. O que esperar de um legislativo que foi literalmente comprado, no Mensalão? A maioria dos envolvidos segue por lá. As chances de que sigam por lá é muito grande, pois agora têm R$5 bilhões para suas campanhas. Nossa chance é que uma parcela do eleitorado se mova e eleja bons representantes. É tudo que precisamos.

    1. Luís Mário Luchetta

      É isso, somente participando é que teremos o futuro que queremos!

  3. FRANCISCO CEZAR DE LUCA PUCCI

    Necessitamos somar forças anos períodos eleitorais apoiando candidatos independentemente de Partidos.

Não é possível comentar.