
Por Marcelo Rates Quaranta
Eu quero agradecer, em meu nome e em nome de todas as pessoas comuns, cidadãos simples do meu país como eu, pelas últimas decisões tomadas pelo nosso Egrégio Supremo Tribunal Federal.
Sim, o Supremo fez de nós pessoas melhores do que pensávamos ser.
Quando olhávamos aqueles Ministros sob suas togas, com passos lentos e decididos, altivos, queixos erguidos, vozes impostadas ditando verdades absolutas e supremas, envoltos numa aura de extrema importância e autoridade, nos sentíamos pequenos, minguados e reles plebeus diante de uma Corte que beirava o sublime, o inatingível e o intangível.
Com essas decisões o Supremo conseguiu fazer com que a minha percepção sobre mim e sobre nós mudasse.
Eles não são deuses.
São pessoas tão pequenas e tão venais, que qualquer comparação que eu faça de mim e de nós em relação a eles, seria desqualificar-nos a um nível abissal.
Tudo aquilo é fantasia, tudo aquilo é pose e tudo aquilo não passa de um teatro, mas nós somos reais.
Foi aí que eu vi o quanto somos mais importantes que eles! Enquanto as divindades supremas encarnam seus personagens de retidão e lisura, mas com suas decisões abduzem a moral e destroem o país (e de quebra a reputação do Judiciário), nós brasileiros comuns e sem toga trabalhamos arduamente dia e noite para construir o país, ou pelo menos para minimizar os danos que eles provocam.
Então…
Como é que um dia eu pude vê-los como sendo superiores a nós? Eu estava enganado.
Nós somos muito superiores a eles, mesmo sendo zés, joãos, marias, desde o pequeno ambulante ao médico ou engenheiro.
Nós somos as verdadeiras autoridades, porque nossa autoridade não foi conferida por um político malandro capaz de tudo com uma caneta.
Nossa autoridade nos foi dada pela nossa força de continuar tentando fazer um Brasil melhor.
Fico sinceramente com pena é dos advogados, que são obrigados a chamar esses ministros de Excelência, ainda que com a certeza de que não há excelência alguma nos serviços que eles estão prestando à nação, mas excrescências.
Acho que deve ser o mesmo sentimento de ser obrigado a chamar o cachorro do rei de “milord”.
Agora eu sei o quanto somos bem maiores que eles, mesmo sem aquelas expressões em latim e doutrinas rebuscadas cheias de pompas e circunstâncias, que com toda máxima “data venia” no final significam apenas passar perfume em merda.
Se há alguém realmente importante no Brasil, esse é o Excelentíssimo Povo Brasileiro, que apesar de tudo é obrigado a sentir o mau cheiro que vem da grande Corte e, mesmo com náuseas e ânsia de vômito, tem que acordar às 5 da manhã pra fazer aquilo que eles não fazem: Produzir os impostos para pagar o mais caros salários e os adicionais como ajudas de custos, verbas de gabinetes/ indenizatórias e os agregados e polpudos auxílios funcionais (paletó, educação, moradia, viagens, combustível, veículo, celular, vinho, petshop, canil e sogra).
Obrigado, Supremo, por nos mostrar que hoje o rei sou eu e o meu povo, porque não estou encastelado na ilha de Sta. Helena, podemos andar pelas ruas com liberdade e cabeça erguida sem temor de levar tomates e ovos dos súditos.
“É com a alma lavada e enxaguada que damos uma salva de palmas a esse escritor trepidante e dinamitoso. Esse texto entrará para os anais de Brasília e do país Vexame para os ministros do STF, agora em estado de defuntice compulsória.” – O.P.
Porta Retrato

Os noivos Rodrigo Esteves Trombini e Mariana Demeterco Luchesi – recém-casados, durante maravilhosa cerimônia no haras dos pais do noivo Ricardo Lacombe Trombini e Cristiane Esteves Trombini
Túnel do Tempo

Silvia Braga, ex-governador Ney Braga e Nice Braga.
Cartas na mesa

Acontece nessa segunda-feira, a partir das 18h30min, no Graciosa Country Club, a 10 edição do Campeonato de Tranca.
Vinícola Villaggio Grando em Santa Catarina terá residencial enoturístico

A construtora e incorporadora LN Urbanismo leva residencial de altíssimo padrão ao oeste catarinense para promover o enoturismo. Com lançamento previsto para o segundo semestre de 2025, o empreendimento será incorporado a uma área de 640 mil m² da vinícola Villaggio Grando, que há 30 anos oferece experiências enoturísticas para os seus clientes.
Com investimento inicial estimado em R$ 50 milhões, o futuro residencial terá 200 lotes entre 800 e 3.000m², distribuídos em uma área total de 640 mil m².
“Nosso objetivo é transformar a região no complexo de enoturismo referência no Brasil,”, comenta Adrian Estrada, CEO da LN Urbanismo.

Em parceria com a Ippes Urbanizadora, que já está ao lado da LN Urbanismo no empreendimento Bourbon Residencial em Guaxupé, Sul de Minas Gerais, o projeto catarinense receberá um hotel em etapa futura.
Ancorar o projeto residencial no mundo dos vinhos potencializa uma característica já consagrada do local onde será construído.
“Nosso trabalho tem como foco oferecer em cada região em que atuamos o que aquele mercado específico necessita, e neste caso, somaremos a forma inovadora de fazer negócios da LN com a tradição da vinícola Villaggio Grando, dona da uma das maiores plantações de videiras do estado, para oferecer o primeiro e mais completo condomínio de lazer e de segunda moradia no Oeste Catarinense.”, finaliza o executivo.
Literatura

O Ministério da Cultura apresenta Plano Anual Solar do Rosário 2025 no Auditório Regina Casillo, nessa terça-feira, a partir das 19 horas, movimentado Encontro Literário em parceria com Academia Paranaense de Letras e Unibrasil.
Na oportunidade acontecerá a celebração de dois ícones da Literatura Paranaense Dalton Trevisan e Paulo Leminski.
João Almino – integrante da Academia Brasileira de Letras recebe Rosiska Darcy de Oliveira, Cristina Aragão, Caetano Galindo, Áurea Leminski e Christian Schwartz.
Entrada gratuita.
Arroz com feijão

A feijoada beneficente do Hospital de Clínicas realizado no Clube Curitibano foi sucesso. O cardápio ficou por conta da restauranter Marzia Lorenzetti, que foi quem preparou a deliciosa feijoada.
Unimed Curitiba lança projeto “Iguais” para conectar diferentes gerações

A Unimed Curitiba lançou projeto “Iguais” na sexta-feira, durante a 31ª edição do Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná – Suespar que foi realizado em Foz do Iguaçu – PR.
O movimento pioneiro pretende provocar reflexões sobre a importância da intergeracionalidade e mobilizar a sociedade para o debate sobre o envelhecimento saudável por meio da conexão entre as gerações.
Quem irá?

Já estão circulando os convites para os 70 anos da Molly que acontece em sua chácara no próximo dia 2, a partir das 14 horas.
Grife sueca agora no Brasil

H&M inaugura sua primeira loja no Brasil e acirra disputa na moda nacional.
Com Anitta, Gilberto Gil e a abertura no Shopping Iguatemi – SP, fasta fashion sueca promete movimentar o varejo entre grandes players como Zara e Renner.
Fundada em 1947, a marca está presente em mais de 79 mercados com quatro mil pontos de venda e 140 mil funcionários.
Cataratas

Stella Garau residindo em Foz do Iguaçu recebeu nesse final de semana sua filha Ana Bruna Garau, que esteve na cidade a trabalho, realizando conteúdos para seu blog – Onde vamos hoje? – @ondevamoshojecuritiba?.
Catarina

Mônica Gulin está curtindo temporada em Florianópolis, sua segunda casa. Na foto Mônica na chegando ao restaurante Rosso em Santo Antônio Lisboa.
Praia de Ipanema

Renato Almeida, que aniversariou na última sexta-feira, passou o aniversário do Rio de Janeiro, na Cia. do filho Félix, que lá reside e estuda. Parabéns!
Faça a sua parte

A contagem regressiva para nosso Jantar Beneficente começou! No dia 29 de agosto, viveremos uma noite única, no Graciosa Country Club! Você é nosso convidado especial para conhecer de perto o impacto de 60 anos de histórias transformadas:
✔️ Teremos o lançamento do livro Chamados para Acolher
✔️ A estreia do documentário comemorativo
✔️ Homenagens, memórias reencontros e novidades
Será uma noite para agradecer, honrar cada trajetória e renovar o compromisso com as crianças e adolescentes. Compre já seu ingresso: bit.ly/lar60anos.
Apresentação
A banda Mystic Light apresenta-se dia 1º de novembro no Ponto de Encontro – Rua Domingo Antônio Moro, 536.
Dia de Festa

Jacir Venturi continua recebendo cumprimentos por mais um aniversário comemorado no final de semana.
Reduzindo acervo

Você não quer comprar um quadro do meu acervo? Vou ficar muito feliz! Estou me mudando para um espaço menor e não vou ter lugar para todas as obras.
Restaure suas obras

Se você precisa de um excelente restaurador de obras de arte, não pode deixar de conhecer o trabalho do Zeca Restaurador – 99198-4455. Confira!
Palavras de Bolso
“Forçar os acontecimentos externos agora pode ser frustrante, pois o momento envolve a necessidade de introspecção reflexiva”
Aniversariando nessa segunda-feira
Silneide Pereira Alves, Luiz Fernando Munhoz da Rocha, Bráulio Delai, Diva Vidal, Jeane Rodrigues Marquezini, Ivelise Lima Cordeiro, Thales Baggio Portugal, Carme Pezzi, João Oracio Marques, Iuri Fukuda Hayakawa, Silvia Busato, Carlile Mendes Filho, Bert Entschev, Bianca Lima Gonçalves, Vivian Aichinger Dipp, Haroldo Rodrigues Ferreira, Guilherme Pupo, Rosalvo Maink Barreto, Simone Lorusso El Omairi, Margarida Drumond Moura, Zilda Borba Jacon de Oliveira, Juliana Grein Valério, Rosa Marie Marimoto, Rogério Luiz Pavloski, Roosevelt Gonçalves Virgínio, Lauro de Souza Silva, Antônio Firmino Carneiro, Jefferson Celli Honório, Jonathan Celli Honório, Camila Scarante, Carlos Humberto de Souza, Cid Sabóia de Carvalho, Orphea Grassi, Daniela Pelissari Frare, Bernadete Simas, Abelardo (Beca) Luiz Lupion Mello e Suzana Derosso.
Foto: Vivian Aichinger Dipp – recebe cumprimentos nessa segunda-feira, data de seu aniversário!
• Hoje de comemora o Dia do Soldado.
• O artista plástico francês radicado em Cabo Frio – RJ faleceu em 25 de agosto de 1985.
• O escultor Ceschiatti faleceu em 25 de agosto de 1989.
Aniversariando nessa terça-feira
Terezinha Simões, Cristiane Camargo, Rosangela Merhy, Iran Roberto Brzezinski, Anecy de Oliveira, Josette Restum Rocha, José Moraes Neto, Isabela França, Dorotéia Pires, Andrea Rocha, Vitor José Pires de Mello Lima – RJ, Miriam Braga Budola, Giovana Bratti Nunes, Atilano Oms Sobrinho, Aline Mary Ramos, Júlio Calluf, Wanessa Oliveira, Daniel Cesar Maingue, Lourival Borba, Rosangela Bodanesi, Clair Inês Zanata Bortolini, Alexandre Saltiel Schmidt, Eunice Halila Pereira, José Luiz Guimarães Amaral, Daniela Liberta Fineschi, Alexandre Carlos Marques de Castro, Rafael Mueller, Guilherme Gandara Gavazzoni, Helen Anne Maues, Eduardo Bello Taques, Jandira Assis e Paula Xavier da Silva.
Foto: Isabela França – recebe cumprimentos nessa terça-feira, dia de seu aniversário. Felicidades!
Leia outras colunas do Ruy Barrozo aqui.




2 comentários em “Perfume na merda”
Escrevi errado seria Vila Katu. Obrigada
Ruy onde fica a Vila Katu? Obrigada
Os comentários estão encerrado.