HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

03/05/2024

EDITORIAL

Sem Categoria

Com uma semana de atraso, OAB-PR se manifesta sobre decisão de Toffoli

 Com uma semana de atraso, OAB-PR se manifesta sobre decisão de Toffoli

Exatos sete dias depois da questionável decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, de anular todas as provas obtidas no acordo de leniência da Odebrecht, a Ordem dos Advogados do Brasil – seção Paraná (OAB-PR) finalmente se manifestou. Com uma semana de atraso, a OAB-PR se disse surpresa com a decisão do ministro e questionou, pasmem, a demora de Toffoli em se manifestar sobre o caso.

 

Não é a primeira vez que a OAB-PR demora para se posicionar sobre temas de interesse do Estado. Vale lembrar que o acordo de leniência com a Odebrecht fazia parte do escopo da Operação Lava Jato, força tarefa instalada no Paraná. Logo, seria interessante que a OAB-PR fosse mais célere em questionar Toffoli.

 

A lerdeza da OAB-PR, no entanto, não é novidade. Situação semelhante ocorreu quando, em 8 de maio deste ano, outro ministro do STF, Gilmar Mendes, ofendeu Curitiba dizendo que a capital paranaense tinha o “germe do fascismo”. A OAB-PR só se pronunciou dois dias depois, quando a sociedade paranaense, seus políticos e outras entidades representativas já haviam manifestado repúdio ao ministro.

 

Agora, em sua tímida manifestação, saliente-se que o nome de Toffoli é mencionado uma única vez, a OAB-PR reconhece sua lentidão quando cita que outras entidades já haviam contestado a decisão do ministro. “A decisão e alguns dos fatos que a embasam foram até agora contestados publicamente por instituições de expressão nacional, como a Polícia Federal, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe)”. Mesmo observando a preocupação dessas entidades, a OAB-PR demorou uma semana para se posicionar e, ainda assim, sem a ênfase que se espera de uma instituição da sua importância.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Leia Também

                       
Autoridades sabiam dos riscos de vandalismo em Brasília, sugere jornal

Autoridades sabiam dos riscos de vandalismo em...

Nos últimos dias, a grande imprensa, em especial os canais

O descaso da Construtora Triunfo com o Litoral do Paraná

O descaso da Construtora Triunfo com o...

Em outubro de 2018, a Construtora Triunfo venceu a licitação

Lula admite corrupção na Petrobras e ataca Lava Jato na entrevista ao JN

Lula admite corrupção na Petrobras e ataca...

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu, na

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *