HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

19/04/2024



Sem Categoria

Corregedor-geral do TCE-PR assume vice-presidência do Instituto Rui Barbosa

 Corregedor-geral do TCE-PR assume vice-presidência do Instituto Rui Barbosa

O conselheiro e corregedor-geral do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Ivan Bonilha, tomou posse no cargo de vice-presidente de Relações Institucionais do Instituto Rui Barbosa (IRB). A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (20), no auditório do Edifício Íon, em Brasília.

 

Bonilha, que por duas vezes exerceu a presidência da entidade (entre 2018 e 2021), foi reconduzido ao cargo de vice-presidente para mais uma gestão (2024-2025), sob a presidência conselheiro Edilberto Pontes de Lima, do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), também reeleito.

 

O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, participaram da solenidade de posse, dentre várias outras autoridades. Representando o presidente do TCE-PR, conselheiro Fernando Guimarães, também participou do ato o conselheiro Durval Amaral.

 

O ministro Camilo Santana destacou a necessidade “de se construir um pacto com toda a administração pública para desenvolver a educação no Brasil e os tribunais de contas têm muita importância neste processo, como fiscalizadores sobre como é investida a verba pública”. Santana destacou também o papel dos TCs para identificar os gargalos na educação nas esferas federal, estadual e municipal, defendendo o fortalecimento de parcerias entre o MEC e o IRB.

 

O presidente do Instituto Rui Barbosa pregou o aprimoramento do conhecimento oferecido aos membros e servidores dos TCs, visando enfrentar os desafios que surgem a cada dia na função do controle externo. Pontes de Lima também homenageou o conselheiro Bonilha “pela sua história e empenho por dar musculatura ao IRB”. O corregedor do TCE-PR agradeceu e afirmou que o IRB se consolidou como uma entidade que busca um conhecimento de qualidade para aperfeiçoar ainda mais a atuação das cortes de contas.

 

IRB

O Instituto Rui Barbosa é uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter nacional, fundada em 1973 pelos tribunais de contas do Brasil. Seu objetivo é auxiliar os TCs no desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas atividades. Promove estudos, pesquisas, capacitações, seminários e congressos. Também desenvolve estudos e pesquisas sobre métodos e procedimentos, articulando ações entre as instituições e a academia.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *