A cozinha é um dos principais ambientes da nossa casa e, nos últimos anos, tornou-se uma extensão da sala de estar e da sala de jantar.
Mais que um ambiente aberto e integrado a outros – e um lugar somente para preparar refeições – a cozinha tornou-se um ponto de encontro, isso desde uma simples refeição a dois até um grande encontro de família. Por isso, nada mais justo do que dar a este ambiente uma percepção de amplitude e, importante, uma decoração bonita, agradável e funcional, que traga praticidade para o seu dia a dia.
Da cozinha clássica à cozinha a mais moderna, o colorido invadiu a tradicional cozinha branca e deu uma nova cara com muita personalidade. Entre as principais cores usadas tanto na pintura das paredes, revestimentos, mobiliário e até mesmo utensílios, destaca-se o verde e o azul.
E se, por outro lado, você não quer introduzir cores em sua cozinha, mas quer alterar o cenário, você ainda pode manter o fundo branco moderno na cozinha enquanto uma mantém uma ilha central cativante! Espera-se que as ilhas de cozinha ousadas e atraentes causem um impacto forte no espaço.
Metais preto fosco, “rose gold” e dourados também são uma grande aposta para os próximos anos. Além das torneiras e registros, é possível encontrar cubas metalizadas, bem como puxadores para armários. Por isso, a cor e o acabamento que escolhemos para estes objetos impactam diretamente no visual do ambiente. Extremamente versáteis, estas cores combinam com paletas pastéis, vibrantes e também mais escuras.
Para um interior mais saudável e fresco, traga plantas para dentro da sua cozinha, conecte-a com um jardim. Isso é muito mais que se conectar com a natureza novamente.
Quanto a iluminação da cozinha, aspecto importantíssimo para o bom funcionamento do espaço, descentralize-a. Faça uso de grandes pendentes no balcão ou na ilha. E perfis de led embutidos no mobiliário e arandelas nas paredes. Para tornar a sua iluminação mais potente e dramática, escolha peças com revestimento metálico na parte interna da cúpula, pois eles refletem a luz da lâmpada.
E aí, o que achou das tendências de cozinhas?