HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

04/05/2024

Curitiba começa neste sábado a vacinação bivalente para idosos nascidos até 1938

vacina

A partir deste sábado (4), Curitiba começa a aplicar a vacina bivalente em idosos nascidos até 1938, que já tenham recebido pelo menos as duas primeiras doses da vacina anticovid.

 

Serão 14 pontos de vacinação no sábado, das 9h às 15h. De segunda-feira (6) em diante, a vacina bivalente estará disponível para o público de nascidos até 1938 em todas as unidades de saúde da capital. Curitiba tem cerca de 14 mil idosos nascidos até 1938.

 

A vacina anticovid bivalente é uma versão atualizada dos imunizantes já existentes contra a covid-19 e oferece uma proteção ainda maior contra as novas variantes da Ômicron. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses. Também é necessário respeitar o intervalo de 120 dias ou mais depois da última vacina anticovid aplicada.

 

“A abertura da vacinação bivalente no sábado tem o objetivo de facilitar o acesso das famílias que têm idosos nascidos até 1938, inclusive com a possibilidade de aplicação dentro dos veículos para aqueles com dificuldade de locomoção”, destaca a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

 

Drive-thru

Somente o Distrito Sanitário Matriz vai utilizar a modalidade de vacinação no sistema drive-thru neste sábado, na Rua Nunes Machado, entre a Avenida Iguaçu e a Avenida Getúlio Vargas (Praça Ouvidor Pardinho). A única vacina disponível no sistema drive-thru será a bivalente, destinada ao público-alvo convocado – nascidos até 1938.

 

Os idosos que receberam as duas primeiras doses da vacina anticovid fora da capital paranaense precisam atualizar seu prontuário eletrônico junto à Central Saúde Já Curitiba para ter direito à bivalente.

 

Nos demais pontos de imunização, as equipes das Unidades de Saúde poderão aplicar a vacina bivalente dentro do carro para os idosos que têm dificuldade de locomoção. Nesse caso, a família deve estacionar o veículo e solicitar a aplicação.

 

A Secretaria Municipal de Saúde começou a vacinação bivalente no dia 27 de fevereiro com a aplicação em idosos acamados com 70 anos ou mais, moradores de ILPI e indígenas. Esses grupos não precisam ir até os pontos para se vacinar. As equipes das unidades de saúde agendam a aplicação nas residências e nas instituições.

 

O escalonamento da vacinação por faixa etária é feito de acordo com o envio dos imunizantes pelo Ministério da Saúde. Com a chegada de novos lotes, será divulgada a convocação de outros grupos.

 

Orientações para receber a vacina

O público convocado para o reforço com a vacina bivalente recebe uma mensagem pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba. Para aqueles que não puderem comparecer nas datas estipuladas, a SMS oferece repescagem contínua nas unidades de saúde.

 

Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem a ausência de sintomas.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *