HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

29/01/2023



Capital

Curitiba está pronta para ajudar os refugiados da guerra, garante Greca

 Curitiba está pronta para ajudar os refugiados da guerra, garante Greca

O prefeito Rafael Greca recebeu, nesta terça-feira (22), o cônsul-geral adjunto dos Estados Unidos em São Paulo, Jonathan Austin, e o cônsul honorário da Ucrânia em Curitiba e Paranaguá, Mariano Czaikowski. O objetivo do encontro foi estreitar os laços entre Curitiba e os dois países e também ouvir a preocupação do governo norte-americano com a acolhida a refugiados ucranianos. “Assim como no passado, Curitiba está sempre pronta para receber e ajudar os imigrantes ucranianos que queiram vir para cá fugindo desta guerra que muito nos entristece”, disse Greca. A primeira-dama Margarita Sansone participou da reunião.

 

O cônsul contou os relatos de ucranianos que estão no país em guerra. Mais de três milhões de pessoas já deixaram a Ucrânia e uma possível imigração para outros países fora do Europa, como Brasil e os Estados Unidos, é provável.

 

O prefeito apresentou a rica história da imigração dos ucranianos a Curitiba no século passado e deixou claro que cidade está pronta para ajudar os refugiados que sofrem com a guerra no leste europeu.

 

Memorial Ucraniano

Os dois cônsules visitaram nesta terça o Memorial Ucraniano do Parque Tingui. No local, há uma réplica da antiga capela de São Miguel, da Serra do Tigre, município de Mallet, com cúpula dourada, construída em madeira, em estilo bizantino.

 

Ao lado da capela está o campanário, que simboliza a integração dos imigrantes à nova terra e a importância da religião como mantenedora da unidade cultural.

 

Parceria

Curitiba é cidade-irmã de três cidades americanas: Orlando e Jacksonville, na Flórida, e Columbus, capital e maior cidade do estado de Ohio, no centro-oeste dos Estados Unidos. Em abril, a capital paranaense vai se tornar também cidade-irmã de Miami.

 

“Estreitar nossa relação com o governo americano e apresentar nossa cidade nos traz grandes oportunidades nas mais diversas áreas”, concluiu Greca.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *