HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

29/01/2023



Capital

Curitibanos podem pagar parcelas do IPTU por Pix

 Curitibanos podem pagar parcelas do IPTU por Pix

Os moradores de Curitiba podem fazer o pagamento das parcelas do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) via Pix, meio de pagamento eletrônico instantâneo. É possível optar pelo método de pagamento no site da Prefeitura de Curitiba ou pelo aplicativo Curitiba App.

 

O vencimento das parcelas é entre os dias 11 a 15 de cada mês, e depende do dígito verificador da indicação fiscal. Para pagar usando o Pix, basta fazer o login no aplicativo, selecionar o item IPTU e o imóvel cadastrado em seu nome. Depois, é preciso selecionar a parcela referente ao mês atual e escolher a forma de pagamento.

 

Também é possível pagar nos bancos conveniados, nos caixas eletrônicos ou pelo internet banking, débito ou crédito (sujeito a taxas das operadoras de cartão), ou ainda colocá-lo em débito automático. O método mais rápido é o Pix, que permite a emissão momentânea de certidão que confirma o pagamento do tributo.

 

O método de pagamento eletrônico instantâneo do IPTU passou a ser aceito pela Prefeitura em fevereiro deste ano. O serviço é resultado da parceria entre as secretarias de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e Finanças. É a Smap quem faz a manutenção do Curitiba App.

 

No começo de abril, o Pix já era o método utilizado por 23% dos contribuintes, e em breve o pagamento será estendido a outros tributos municipais, como o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis).

 

Pelo site

Também é possível utilizar o Pix pelo site. Para pagar, é preciso informar a inscrição imobiliária e o sublote, ou a indicação fiscal do imóvel. Depois, basta escolher o método de pagamento e um QR Code será gerado na tela.

 

O contribuinte deve abrir o aplicativo do banco onde tem conta e selecionar o leitor de QR Code. Para funcionar, o leitor usado deve ser o disponibilizado no aplicativo do banco. Depois, basta efetuar o pagamento. É preciso que o contribuinte pague logo em seguida, pois o código expira conforme a data apresentada logo abaixo do QR code.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *