Pular para o conteúdo

Décor da varanda no estilo Chill Out, a decoração com nome e sobrenome

05/07/2022

Todos nós nos cansamos da rotina, do dia a dia, do trabalho e queremos desconectar um pouco, relaxar para recuperar as forças. Vez outra é preciso esquecer as responsabilidades e criar um tempo de qualidade. “Chill Out” é um estilo de decoração adequado para espaços exteriores, jardins, terraços ou varandas com vista para o mar e até mesmo para as grandes cidades. São espaços onde encontramos a paz e podemos relaxar e esquecer o stress.

Vamos começar pela dica de ouro: não tente criar um espaço para outras pessoas, você é quem mora na casa e é por isso que sempre deve tentar torná-la agradável. Devemos ter em mente que o estilo Chill Out que procuramos deve ser pessoal. Cada um tem seus gostos próprios e não deve ser guiado por padrões de decoração de outros jardins, terraços, varandas, etc. Ou seja, a decoração tem um papel importante e você realmente se sentirá mais confortável ao convidar seus amigos para ela se a decoração leva seu nome e sobrenome. Chill Out é também sobre converter o espaço num lugar para passar algum tempo sozinho.

Outros fatores, não menos importantes: as plantas, o mobiliário, os acessórios e a iluminação são alguns dos aspectos chave para este tipo de decor.

Os jardins verticais nos conquistaram há algum tempo e mesmo com a manutenção mais recorrente ainda é o queridinho das varandas. Porém, por conta da manutenção mais “trabalhosa”, surgiram as plantas preservadas, já que elas não exigem uma manutenção periódica e, além disso, não necessitam de irrigação manual ou automática e são de altíssima durabilidade. Vale também vasos suspensos e até mesmo uma pequena horta.

O mobiliário estilo “Chil Out” deve ser leve, de linhas simples, de fácil manutenção e super funcionais. Levando sempre em consideração o tipo de atividade que queremos praticar nestes espaços. Por isso, ter um objetivo bem traçado facilitará quando da elaboração do layout e a encontrar móveis que se adaptem à atividade que você tem em mente.

Se queremos um espaço mais intimista para relaxar, um espaço para jogar conversa fora, para reunir amigos ou simplesmente ler e tomar sol, devemos usar poltronas confortáveis, cadeiras estofadas, “daybeds” e sofás. Em ambientes abertos, geralmente materiais como fibra sintética são bem recomendadas. Já se o ambiente for fechado, você tem maior liberdade para escolher o que mais combina com o seu estilo e a ideia da decoração do restante da casa, principalmente do ambiente que a varanda está integrada. As redes e balanços fazem sucesso porque deixam o ambiente leve e com a sensação de tranquilidade.

Se quisermos usar a nossa varanda para comer nos dias quentes, procure uma mesa que, mesmo que pequena, seja alta. Cadeiras que sejam confortáveis e se não houver muito espaço, não colocar mais do que duas cadeiras. Bancos e pufes também serão sempre bem vindos.

Sabemos que um espaço pode variar sua aparência dependendo da luz que usamos. Se quiser criar um ambiente descontraído, de relax ou romântico use sempre luzes quentes e indiretas. Nada melhor do que a luz de lanternas, arandelas ou com um fio de luz. Vale também rodapé com iluminação embutida. Lâmpadas industriais, tipo Thomas Edson, ou filamento para uma varanda jovem e dinâmica. O céu é o limite.

Os acessórios decorativos, como vasos de chão, cocares decorativos, adornos de fibra, almofadas com cores e texturas diferentes, também não podem ficar de fora, mesmo tratando-se de um ambiente externo.

Se você curte ou é adepto da cultura oriental, a sacada ou varanda é o espaço ideal para criar um belo espaço Chill Out, de inspiração arabesca ou zen. Use pequenas fontes que podem ser colocadas num canto ou mesmo penduradas no parapeito.

Nada mal fazer da varanda um espaço para que você possa se reconectar, depois de um dia de trabalho estressante, não é mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *