HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

16/04/2024



Sem Categoria

Desembargador Antonio Loyola Vieira: uma vida dedicada ao Judiciário

 Desembargador Antonio Loyola Vieira: uma vida dedicada ao Judiciário

A coluna HOJEPR – Direito e Justiça, do advogado Carlos Alberto Farracha de Castro, entrevista o Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Antonio Loyola Vieira que, por 32 anos, exerceu as funções de Magistrado. Com uma vida dedicada ao Judiciário, o desembargador dá um conselho aos estudantes de direito que pretendem ingressar na magistratura: “Estudem intensamente”. Boa leitura!

 

Direito e Justiça – Quantos anos o senhor exerceu a Magistratura e como foi essa vida dedicada ao Poder Judiciário?

Desembargador Antonio Loyola Vieira – Exerci as funções de Magistrado por 32 anos. Ingressei em 1o/04/1989 como Juiz Substituto, em 12/09/1989 fui promovido a Juiz de Direito, e em 10/10/2008 fui promovido ao cargo de Desembargador, tendo me aposentado compulsoriamente em 18/06/2021, ao completar 75 anos de idade.

 

Direito e Justiça – O que foi mais gratificante no exercício da Magistratura?

Desembargador Antonio Loyola Vieira – No exercício da Magistratura sempre procurei fazer justiça, dentro do que a lei me permitia, usando o bom senso, a vivência, os bons exemplos, os conselhos recebidos, e podendo ajudar pessoas, especialmente as humildes, recebendo-as no meu gabinete e orientando-as. Mas, o mais gratificante foi ao me aposentar poder olhar para minha esposa Maria do Rosario, minhas filhas Angelica e Leticia e meu genro Otávio, de cabeça erguida, por um dever cumprido. Igualmente por ter recebido homenagens e o reconhecimento dos Colegas da 1a Câmara Criminal, do nosso Tribunal de Justiça, de Juízes da Capital e Interior, de Colegas Juízes e Desembargadores de outros Estados, de leais Assessores, de meus Afilhados, de minha Família e de muitos Amigos.

 

Direito e Justiça – Quais lições deixaria para os estudantes de direito que pretendem ingressar na Magistratura?

Desembargador Antonio Loyola Vieira – Primeiramente dedicar-se intensamente ao estudo. Ter a consciência de que a Magistratura é um sacerdócio. Promover a justiça, decidindo o que está no processo, o que a lei determina, e o que a Constituição prescreve, com bom senso e extrema sensibilidade. Saber ouvir e tratar as pessoas sem distinção, com firmeza, educação e respeito.

 

Direito e Justiça – Na sua visão, quais são os maiores desafios do Poder Judiciário nos próximos anos?

Desembargador Antonio Loyola Vieira – Enfrentar a evolução de pensamento e atitudes com conhecimento, sabedoria e equilíbrio. Em razão da grande demanda judicial é premente o aumento de Magistrados e Servidores para a devida prestação jurisdicional.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *