HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

29/01/2023



Sem Categoria

Dia das Mães: cinco filmes imperdíveis sobre maternidade

 Dia das Mães: cinco filmes imperdíveis sobre maternidade

Entramos na semana do Dia das Mães, umas das datas tão aguardadas anualmente. Seja para o varejo ou para as famílias, a data sugere a reunião de familiares e propicia bons momentos juntos. Pensando nisso, a maternidade ainda que seja um universo amplo, vem sendo retratada em produções cinematográficas inúmeras vezes, e por muitos anos. É a ideia de que a arte imita a vida, o cotidiano se torna arte e, por sua vez, desperta emoção e traz proximidade com a realidade do espectador.

 

Abaixo você confere uma lista com cinco filmes que retratam a maternidade de forma romantizada, ou realista, além de sugestão de dramas e comédias. Já salva a lista para curtir em família no domingo que se aproxima!

 

Mas vamos ao que interessa, cinco filmes sobre maternidade:

 

1 – LADY BIRD

Filme de 2018 e dirigido por Greta Gerwig, conta a história do amadurecimento, autodescoberta e auto aceitação de uma jovem com muita personalidade. Obra premiada que consegue por meio do roteiro tratar de forma leve e profunda o fim da adolescência. Ainda, um dos aspectos mais interessantes do longa, é a complexa relação entre a filha (Saoirse Ronan) e sua mãe (Laurie Metcalf), que não encontram um lugar comum para diálogo visto que seus mundos são muito diferentes. Mas isso não diminui a relevância que uma tem para a outra. Esse filme você encontra disponível no streaming Amazon Prime Vídeo.

 

2 – OLMO E A GAIVOTA

Com direção de Petra Costa e Lea Glob, em “Olmo e a gaivota” temos uma visão realista sobre a gravidez e as dificuldades enfrentadas pelo tratamento social conferido à mulher grávida. Olivia (Olivia Corsini se auto retratando) é uma atriz, que descobre sua gravidez em meio aos ensaios da peça “A gaivota” de Anton Tchekov. Diante de uma gravidez de risco, Olívia deve lidar com as frustrações e dificuldades de estar confinada em um apartamento sem elevador por nove meses, a ansiedade e aflição pelo risco da gravidez, enquanto lida com as mudanças em sua vida e seu corpo.

 

 

3 – BAO

Produção da Disney e Pixar, o curta-metragem “Bao” ganhou o Oscar de Melhor Animação em 2019. Conta a história de uma mulher sino-canadense que sofre com a Síndrome do Ninho Vazio após perder seu filho, no entanto, ganha uma segunda chance de ser mãe quando um dos seus bolinhos artesanais ganha vida. É lindo, mas prepare os lenços. Disponível no streaming da Disney.

 

 

4 – PROJETO FLÓRIDA

O filme independente de Sean Baker nos transporta para a vida das pessoas que sobrevivem em motéis nos arredores do parque da Disney, tudo pelo olhos encantados de uma garota de seis anos. Em “Projeto Flórida” acompanhamos a vida de Moonee (Brooklynn Prince), que vive com sua mãe Halley (Bria Vinaite) no hotel Magic Castle. E ao ambientar o filme na vida das pessoas que vivem nesse local, apresentando várias histórias paralelas, temos muitos elementos para pensar várias formas de maternidade. Desde Halley, mãe solteira, jovem, que ama muito a filha e tenta de todas as formas sustentar as duas, até crianças que são criadas pela avó. Disponível no streaming Amazon Prime Vídeo.

 

5 – PERFEITA É A MÃE

Ser uma mãe perfeita nos dias de hoje, de acordo com a maior parte da sociedade, é abdicar da vida pessoal e viver em função dos filhos, da casa, do lar. Em “Perfeita é a mãe”, vemos esse tema com boas doses de humor envolvido. Uma mulher (Mila Kunis), com bom casamento, filhos exemplares, ótimo emprego, acaba se vendo supersaturada com as funções domésticas. Ela se cansa e faz amizades com outras duas mulheres e passam a se libertar dos paradigmas que as cercam. Comédia bem feita e divertida, disponível na Netflix. E para quem gostar, o longa possui uma sequência que pode ser assistida no streaming Amazon Prime Video.

 

Feliz Dia das Mães!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *