HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

16/07/2024

NEGÓCIOS

Dia das Mães: como preparar os negócios para vender mais

Datas comemorativas representam excelentes oportunidades para impulsionar as vendas. Entre elas, o Dia das Mães se destaca como uma das mais significativas do primeiro semestre do ano. Em 2024, a data cai no dia 12 de maio, prometendo gerar resultados expressivos tanto para o varejo físico quanto online. Segundo a pesquisa feita pelo Instituto Opinion Box, 8 em cada 10 pessoas entrevistadas têm a intenção de presentear alguém no Dia das Mães. Além disso, em março, o Radar Simplex destacou essa data como o termo mais buscado na Internet, com um aumento de 6.797% em comparação a janeiro.

Segundo o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, o dia das mães representa uma das datas mais aguardadas pelos comerciantes para impulsionar os negócios, contudo, garantir a venda durante esse período é um desafio cada vez maior. “Uma das maneiras mais eficazes de impulsionar as vendas em qualquer contexto é compreender o seu público-alvo, sendo fundamental entender onde seus clientes estão, qual é o seu comportamento de compra, se agem por impulso ou se realizam pesquisas antes de efetuar uma compra. Ao obter essas informações, torna-se significativamente mais simples determinar as áreas em que você deve concentrar a sua operação, especialmente em ocasiões comemorativas, como o Dia das Mães”, explica.

 

Conhecendo o público-alvo

Conforme uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, o Brasil conta com mais de 11 milhões de mães que criam seus filhos sozinhas, representando cerca de 15% dos lares do país que são chefiados por mulheres. Quanto à percepção delas sobre si mesmas, dados do Google indicam que 36% das entrevistadas não se identificam com a imagem da “Mãe perfeita” retratada em propagandas, enquanto 30% afirmaram não apreciar quando se enfatiza que “Todas as mães são iguais”. Esses dados mostram a importância de entender a realidade das mães na atualidade, para traçar estratégias que impactam esse público e as pessoas que vão presentear.

 

“Ao planejar ações promocionais para o Dia das Mães, é essencial considerar as informações sobre esse público e também analisar o perfil do consumidor durante esse período, ou seja, quem estará presenteando as mães. Existem diversas características a serem consideradas, incluindo faixa etária, comportamento de compra, classe social, entre outros. Além disso, é importante observar também quais setores estão se destacando e buscar a diferenciação. Para aqueles que acompanham de perto as tendências de mercado, é evidente que não há uma fórmula pronta para o sucesso. Em essência, é necessário analisar o seu negócio para compreender o tipo de consumidor que você pode alcançar durante esse período”, conta Frederico.

 

De olho no estoque

Uma vez que o público-alvo esteja definido, é hora de pensar nos produtos e organizar o estoque. “É sempre prudente iniciar as negociações com os fornecedores o quanto antes, para garantir os itens essenciais e evitar perder vendas devido à falta de produtos, ao mesmo tempo em que busca preços mais vantajosos durante as negociações. Caso o seu negócio seja virtual, prepare-se também com planos de contingência para o processo de entrega, pois a demanda certamente aumentará”.

 

Outro ponto importante é analisar as vendas e operações dos anos anteriores nesta mesma data. “Compare as demandas, os erros, os produtos mais populares, os imprevistos e esteja melhor preparado para atender seus clientes. Além disso, garanta que os produtos estejam em perfeito estado em loja e nas entregas”, conta o especialista.

 

Invista em promoções

À primeira vista, o que mais atrai um comprador são as promoções de Dia das Mães, sendo assim não se deve poupar esforços para apresentar os produtos da melhor forma possível, lembrando que a concorrência também está focada em aumentar as vendas. “Escolha quais produtos serão abrangidos pelas promoções, considere aspectos como frete grátis, brindes e cupons, pois esses detalhes fazem diferença na decisão de compra”, explica Frederico
Além disso, é fundamental manter-se criativo e inovador na apresentação das promoções, buscando formas de destacar a sua oferta em meio ao grande volume de concorrência durante esse período. “Foque na criação de campanhas de marketing cativantes, use o storytelling para conectar emocionalmente com o público-alvo e tenha recursos visuais atrativos nas plataformas online. Dessa forma, é possível não apenas atrair a atenção dos consumidores, mas também conquistar sua preferência na hora da compra”, afirma o especialista.

 

Aposte na omnicanalidade

Estratégias omnichannel são fundamentais para empresas que desejam se destacar no Dia das Mães de 2024, sendo essencial integrar os canais físicos e digitais para oferecer experiências melhores e fidelizar os clientes. “Uma marca precisa ser consistente em todos os pontos de contato. Quantas vezes você interagiu com uma empresa online e teve uma experiência completamente diferente quando foi para o ambiente físico? Integrar os canais de comunicação e manter uma abordagem adaptável às necessidades e preferências dos clientes é fundamental não apenas durante a data comemorativa, mas ao longo de todo o ano”, reforça Frederico.

O especialista aponta que uma ótima estratégia é investir em marketplaces, que são oportunidades valiosas para negócios que querem vender mais e ganhar visibilidade. “Ao expandir para diversos marketplaces, como Amazon, SHEIN, Magalu, Shopee, entre outros, você aumenta o alcance para uma base de clientes diversificada. Isso significa que você pode atingir consumidores que talvez não estejam familiarizados com sua marca ou loja online. Além disso, estar presente em marketplaces conhecidos e estabelecidos, como os mencionados anteriormente, pode aumentar a credibilidade da sua marca aos olhos dos consumidores, aproveitando um pouco da reputação desses grandes players”, orienta.

 

Não se esqueça do pós-venda

Por fim, é importante lembrar que a jornada do cliente não acaba com a conclusão da venda, sendo importante manter o contato, para gerar vendas futuras, fidelização e indicações. “Você deseja que o cliente retorne para fazer mais compras, certo? Ou até mesmo que recomende seus produtos para outras pessoas. Portanto, dê atenção especial a esse aspecto, pergunte se a venda foi satisfatória, se o cliente ficou contente com o produto, a entrega e o preço. Em resumo, ofereça a atenção que você gostaria de receber como cliente, garantindo a integridade do processo de compras”, finaliza Frederico.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *