HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

24/07/2024

LITERATURA

Dia do Poeta: livro ‘Céu pela Janela’, de Alvaro Posselt, tem lançamento neste sábado e revela o gênero poético haibun

Nesta sexta-feira (10), é celebrado o Dia do Poeta. Para comemorar a data, o poeta curitibano Alvaro Posselt, autor do famoso haicai “Curitiba não nos poupa/Ontem tomei sorvete/Hoje tomo sopa”, lança neste sábado (21) o seu 11º livro, Céu pela Janela, ilustrado por Verônica Fukuda. O evento acontece das 14 às 17h, no Paço da Liberdade. Além do autógrafo pelo autor e pela ilustradora, haverá contação de história feita por Ike Rocha.

 

A novidade desta mais nova obra de Posselt, que sai pela editora Insight, é um livro escrito em haibun, que segundo ele, é a reunião de um texto em prosa e o haicai. “Esse texto em prosa é um relato, é a atmosfera em que acontece o haikai, uma minicrônica”, conta o autor.

 

O haibun foi praticado por Matsuo Bashô, quando o poeta viajava pelo Japão do Século 17. “Em seus diários, anotava também os haicais, e assim surgiu o haibun. Hai de haikai, e bun de escritos, composições”, diz Posselt.

 

Posselt também explica que no Brasil há pouquíssimas obras de haibun, talvez nenhuma catalogada como tal. Ele acredita que esse é um bom momento para divulgar e estender o haibun nas escolas por meio do livro Céu pela Janela. Por envolver textos em prosa e poesia, o escritor diz que a obra é indicada a um público a partir dos 10 anos. “Dos 10 aos 100, digamos, pois são textos cheios de simplicidade e poesia, universais”, reforça.

 

O processo criativo para a mais nova obra foi a partir das vivências dos haicais, colocar na prosa de forma poética ou bem-humorada as circunstâncias em que aconteceram os poemas. “A temática é sobre coisas do cotidiano: visita a amigos, a cidades distantes, observações, lembranças. Por mais simples que sejam, são pérolas que acontecem no meu dia a dia”, relata o poeta.

 

Sobre o autor

Alvaro Posselt começou a rabiscar os seus primeiros versos aos 16 anos. O primeiro livro publicado foi aos 40. Nesse meio tempo sempre teve uma inclinação para a poesia. Em 2018, Alvaro transformou sua casa em espaço cultural, a Casa Posselt, localizada no bairro Pilarzinho. Desde então, começou a fazer os lançamentos dos seus livros neste local, além de promover bazares, oficinas e receber as escolas para visitação. A sua atuação com crianças se estende em trabalhos voluntários, com oficinas de haicai nas escolas públicas.

 

Serviço

Lançamento de “Céu pela Janela”, por Álvaro Posselt

Data: 21 de outubro

Local: Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189 – Centro)

Horário: 14 às 17h

Instagram: @alvaroposselt

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: Divulgação)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *