ANO IV

25/06/2026

HojePR

TEM ATÉ DENÚNCIAS DE CRIMES

Eleição no Clube Curitibano passa dos limites

03/10/2025
clube curitibano

Os sócios mais antigos do Clube Curitibano estão estarrecidos. Jamais viram coisa semelhante em décadas de eleições no clube, conhecido pela serenidade com que as sucessões são definidas.

A atual gestão, comandada por Paulo Oliveira, vai deixar o Curitibano depois de realizar muitas obras, com bastante dinheiro em caixa e com a aprovação de 84% dos associados, conforme pesquisa realizada pela Paraná Pesquisas. Parece que isso fez crescer olhos cobiçosos de alguns associados, a ponto de duas chapas de oposição se lançarem na disputa.

A chapa “Tudo pelo Curitibano”, do empresário Fabio Helm, conhecido como Palmito, e seu vice, o também empresário Omar Omeire, atinge o público mais jovem, reflexo dos 40 anos de idade do candidato a presidente.

Já a “100% Curitibano” tem o procurador da PMC, Joel Macedo, como candidato a presidente e José Baggio Pereira, ex-presidente do clube, na vice. Ambos funcionários públicos que se orgulham de serem os sócios com mais passagens pelas catracas das sedes do clube diariamente.

Pela situação, a chapa “Barão do Serro Azul”, encabeçada pelo advogado José Augusto Araújo de Noronha, ex-presidente da OAB/PR, com a executiva Mari Haro na vice-presidência. Noronha tem enfatizado que faz campanha ética, limpa e propositiva, sem entrar em baixarias. Tem colocado uma série de propostas para apreciação dos associados, com bons resultados junto aos eleitores.

As denúncias contra a atual administração carecem de comprovação, constituindo-se em fake news e em crimes contra a honra (calúnia, injúria e difamação), inclusive com uma falsa pesquisa, sem identificação da empresa, sendo realizada pelo telefone com o objetivo de induzir os associados a votarem na oposição. Até a voz do presidente foi dublada por IA.

A coisa chegou ao ponto de, nesta semana, a chapa Barão do Serro Azul soltar uma nota oficial de solidariedade a Paulo Oliveira e sua diretoria, anunciando também que, diante das sucessivas irregularidades cometidas, irá apresentar requerimento “com a finalidade de acionar as autoridades competentes, inclusive o NUCIBER – Núcleo de Combate aos Cibercrimes da Polícia Civil do Paraná, para investigar a origem e os responsáveis pelos fatos, permitindo que sejam adotadas as sanções cabíveis em todas as esferas (administrativas, cíveis e criminais)”.

A eleição terá formato híbrido, permitindo votação presencial e digital.

Leia outras notícias no HojePR.
• Siga o HojePR no Instagram.

2 comentários em “Eleição no Clube Curitibano passa dos limites”

  1. É de lamentar.
    O clima político do país, com demonstrações diárias de traições, nenhum respeito pela ética e total desprezo pela honra, parece ter tomado conta de uma parte do quadro social, que agora, nessas eleições , se comporta de maneira semelhante. Mas a grande maioria dos 30.000 sócios continua fiel aos princípios e tradições deste Clube que acaba de completar 144 anos. MALUN NON ADMITE. Este é o lema que se destaca no Brazão do Clube, comportamento que é vivido e praticado diariamente por aqueles que frequentam as 5 sedes, que se orgulham do seu Clube Curitibano, e que não permitirão que a trajetória de sucesso deste Clube, que começou, lá em 1881 com apenas 60 sócios, e tornou-se hoje esta potência maravilhosa, respeitada na cidade, no estado, e referência no país inteiro, venha a ser interrompida.
    Onde o bem impera, o mal não tem espaço.

  2. Como sócio do clube desde que nasci e já sendo remido pelo tempo de associativismo, fico muito triste ao ver este tipo de comportamento. Afinal, ganhar uma eleição no clube significa trabalhar de graça pelo bem de todos. Deveria ser encarada como “missão”.

Os comentários estão encerrado.