HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

27/04/2024

POLÍTICA

política

Eleitor se divide em relação a candidatos apoiados por Greca, Ratinho Jr., Bolsonaro e Lula

 Eleitor se divide em relação a candidatos apoiados por Greca, Ratinho Jr., Bolsonaro e Lula

A Paraná Pesquisas avaliou o impacto que o apoio do prefeito Rafael Greca, do governador Ratinho Junior, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-presidente Jair Bolsonaro a algum candidato pode causar no quadro eleitoral deste ano.

 

Segundo a pesquisa, 35,1% dos entrevistados votaria com certeza em um candidato apoiado pelo governador Ratinho Junior. Outros 41,6% estariam indecisos, admitindo que poderiam votar. Já 19,3% disse que jamais votaria. Vale lembrar que Ratinho Junior já declarou apoio ao vice-prefeito Eduardo Pimentel.

 

Quando o apoio parte do prefeito Rafael Greca a indecisão é maior. 51,7% dos entrevistados disse que poderia votar em um candidato apoiado por ele, enquanto 23,9% disseram que votariam com certeza. A rejeição a um apoio de Greca seria de 20%.

 

A briga entre o eleitorado apoiado por Lula e Bolsonaro é extremamente desigual. Enquanto 28,5% dos entrevistados disseram que votaria com certeza em um candidato apoiado pelo ex-presidente, 17,3% votariam em um candidato apoiado por Lula. Entre os indecisos, 25,4% disseram que poderiam votar no candidato bolsonarista, enquanto 22% poderiam votar em um candidato petista.

 

A rejeição, no entanto, a um cadidato apoiado pelos dois é extremamente alta. 43,6% não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado por Bolsonaro, e 57,5% jamais votaria em um nome indicado por Lula.

 

 

Pelo lado bolsonarista, o ex-deputado Paulo Martins é o candidato do partido. Já o PT ainda patina em relação a ter candidatura própria – com os nomes de Carol Dartora e Zeca Dirceu como opções – ou apoiar a candidatura de Luciano Ducci, do PSB.

 

Metodologia

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PR-01504/2024. O instituto ouviu 800 eleitores, através de entrevistas pessoais, entre os dias 15 e 20 de março de 2024. O levantamento tem um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *