Mulher do embaixador da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko, lamentou a invasão russa em solo ucraniano. Pediu aos descendentes de ucranianos no Brasil que rezem pelos ucranianos. Em uma publicação em sua rede social, publicou que estava preocupada pois o marido estava em uma zona de risco e mostrou ele numa fila tentando comprar uma passagem para Kyev.
“Meu marido na fila, em uma cidade próxima a zona de conflito tentando comprar bilhetes para regressar a Kyiv. Que desespero meu Deus!”, escreveu ela.
Fabiana, de origem paranaense, é conhecida por opiniões fortes. Antes do conflito posou com um rifle e pôs em sua rede social que “não só homens, mas mulheres e jovens tem que pegar em armas não por esporte, mas sim por uma questão de sobrevivência, para defenderem suas vidas, seu território, suas famílias e suas casas”.
Fabiana publicou fotos em que aparece com um rifle zbroyar z-008 durante uma sessão de tiros na capital ucraniana, durante as férias. “ Sempre gostei de atirar e sempre atirei muito bem, modéstia à parte. O resultado para uma distância de 50 metros com um Rifle zbroyar z-008, até que não foi nada mal”, escreveu.
“A Rússia já é tão grande, mas não tem acesso à Europa, por isso essa obsessão pelo território ucraniano. Mas isso não irá acontecer, pois essa nova geração já nasceu e cresceu em uma Ucrânia livre e jamais aceitará que sua liberdade seja negociada. Ninguém fará uma nação livre se ajoelhar”, escreveu Fabiana.