HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

24/07/2024

LITERATURA

Escritora italiana lança na UFPR livro sobre a máfia siciliana

Nesta sexta-feira (25), acontece o lançamento do livro “Io sono Rita” (Eu sou Rita), sobre a máfia siciliana, da escritora e jornalista italiana Giovanna Cucè. O evento será no Edifício Dom Pedro I, na Reitoria da UFPR, às 10h30. Apresentadora do principal telejornal da emissora de TV RAI, Giovanna veio ao Brasil à convite do Consulado Geral de Itália em Curitiba, dentro da programação do festival de cultura italiana Mia Cara, principal festival de cultura italiana realizado no Brasil.

Escrito por Giovanna, Nadia Furnari e Graziella Proto, “Io sono Rita – Rita Atria: la settima Vittima di Via D’Amelio” conta a história de Rita Atria, filha do chefe da máfia Vito Atria, morto em 1985 em Partanna por um acerto de contas. Após esse episódio, Rita decidiu colaborar com a justiça quando conheceu, em novembro de 1991, o desembargador Paolo Borsellino a quem ela se conectou como um segundo pai.

As revelações de Rita e de sua cunhada Piera permitiram a prisão de vários membros dos clãs de Partanna, Sciacca e Marsala. Para isso ela foi forçada a se mudar para Roma, em um lugar secreto e com um nome falso, e viver uma vida completamente isolada do resto do mundo. Com a morte de Borsellino no massacre da Via D’Amelio, em 1992, Rita decidiu tirar a própria vidae ela se jogou do sétimo andar de um prédio em Roma.

 

Serviço

Lançamento do livro “Io sono Rita” e conversa com Giovanna Cucè

Data: 25 de agosto

Local: UFPR – Edifício D. Pedro I – 10º andar (Rua General Carneiro, 460 – Centro)

Horário: 10h30

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: Reprodução)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *