HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

07/02/2023



Sem Categoria

Ex-Prefeitos são homenageados nas comemorações de aniversário de Guaratuba

 Ex-Prefeitos são homenageados nas comemorações de aniversário de Guaratuba

Para dar início à semana de comemorações do aniversário de 251 anos de Guaratuba, foi realizada, nesta segunda-feira (25), a entrega das Comendas do Marco de 250 Anos do município aos ex-prefeitos e representantes, no Casarão Marcílio Dias, sede da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.

 

Por conta de ter positivado para a Covid-19 e cumprindo isolamento social, o prefeito Roberto Justus, não esteve presente no evento, sendo representado pelo seu vice, Edison Camargo. Também participaram das homenagens as autoridades: vereador, Fabiano Cecílio da Silva; vereadora, Ana Maria Correa; o secretário da Segurança Pública e Trânsito, Jacson Braga; o secretário do Esporte e do Lazer, Alexandre Polati e o chefe de gabinete, Toni Caldeira.

 

A anfitriã e secretária da Cultura e do Turismo, Maria do Rocio Braga Bevervanso, lembrou que a Vila de Guaratuba por um longo período foi dirigida por Conselho de Sete Vogais e pelo Presidente da Província, até a Proclamação da República, quando o novo regime político entrou em vigor.

 

A Comenda de 250 Anos é uma honraria do município e projeto de lei n°1.877 aprovado pela Câmara Municipal, destinado a homenagear cidadãos notórios, autoridades e figuras de relevante papel no desenvolvimento e na história do Município de Guaratuba. Desde artistas, políticos, empresários, esportistas, produtores rurais, pessoas ligadas a educação, cultura, turismo, servidores, colaboradores, entre outros. Um momento histórico que iniciou nos 250 anos em 2021, homenageando todos os homens e mulheres que contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento da cidade.

 

Homenageados

Alexandre Mafra foi nomeado por Decreto pelo então Primeiro Vice-Presidente do Estado do Paraná, João Candido Ferreira, para exercer o cargo de Prefeito da Vila de Guaratuba em 16 de outubro do ano de 1906, permanecendo até 1908. Exerceu ainda o cargo de Prefeito de Guaratuba nos mandatos de 1918 a 1920, 1924 a 1928 e 1932. Recebeu homenagem do povo guaratubano tendo a Praça Central denominada Cel. Alexandre Mafra. Em novembro de 2021, a Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo recebeu a visita do neto de Alexandre Mafra, Sr. Wilson Mafra Meiler, acompanhado da sua esposa, a médica Monica Kastrup. Infelizmente, um mês após a visita, veio a falecer. Recebeu a comenda em nome do homenageado, a viúva Mônica Kastrup.

 

Joaquim da Silva Mafra (em memória) foi prefeito de Guaratuba no ano de 1935, 1947 a 1951, recebendo com orgulho o Governador Moises Lupion acompanhado da comitiva governamental, para dar início a abertura da estrada que levou Guaratuba ao progresso. Receberem a Comenda 250 anos os representantes da família de Joaquim Mafra, Carolina Mafra Montrucccchio e Edmundo Mafra.

 

Miguel Jamur (em memória), ex-prefeito que ocupou o cargo com mais idade no Brasil e pelos seguintes mandatos: 1952 a 1955, 1960 a 1963, 1969 a 1972 e 2005 a 2008. Miguel Jamur deixou sua história política registrada em várias obras concluídas: o muro de arrimo na Praça dos Namorados, a instalação da imagem do Cristo Redentor no Morro do Brejatuba, entre outras. Recebem a Comenda os representantes da família Jamur.

 

Diógenes Caetano dos Santos (em memória), ex-prefeito da gestão de 1973 a 1977. Entre as obras realizadas em seu mandato está o asfalto Guaratuba/Garuva, a construção da Escola Adolpho Vercesi no bairro de Piçarras, a construção de salas de aula no Colégio 29 de Abril, colocações de bloquetes em algumas ruas da cidade, entre outras. Recebeu a Comenda 250 Anos homenageando o ex-prefeito, sua esposa Ana Maria Caetano.

 

Renê Buchmann Silveira (em memória) esteve à frente do Executivo de 1956 a 1959, quando executou várias obras na cidade. Seu Nézinho, conforme era conhecido, foi casado com um dos ícones da Educação Municipal, a Professora Maria Siqueira Silveira. Recebeu a comenda em nome do homenageado sua filha Sônia.

 

Orlando Bevervanso prefeito de Guaratuba eleito em 1964. Sua administração foi marcada pelas obras e conquistas das benfeitorias em Guaratuba. Construiu a Santa Casa de Misericórdia de Guaratuba, implantou escolas na área rural, abriu estradas, construiu pontes, o Aeroporto Municipal, o asfalto da Av. 29 de Abril, entre outras obras. Recebeu a Comenda de 250 Anos, o filho Laufran Bevervanso.

 

Antônio Franco Ferreira da Costa Filho (em memória) exerceu o mandato de prefeito em Guaratuba na gestão 1977 a 1982. Em seu governo municipal aconteceu o asfaltamento no bairro de Piçarras com acesso ao Aeroporto Municipal. Também em sua gestão foi inaugurada a Sede do Clube Thalia. Dr. Antônio era casado com a senhora Silvia Maria Asineli da Costa, que por motivos de saúde não pode comparecer no evento. Recebeu a Comenda 250 Anos, em nome do homenageado, sua filha Maria Silvia Asineli da Costa.

 

Acir Braga teve a gestão de duração de 6 anos, iniciando em 1982 e findando em 1988. Algumas das obras em seu mandato foram o Ginásio de Esportes Governador José Richa, a Avenida Beira Mar, o Fórum da Comarca de Guaratuba, o Campo de Futebol, onde atualmente é o Complexo Esportivo.

 

Aldo Abagge (em memória), prefeito eleito em 1989. Em homenagem aos grandes feitos realizados em sua gestão, recebeu a comenda a viúva Celina Abagge.

 

Paulo Chaves vice-prefeito eleito em 1989, assumiu como prefeito em um curto mandato em 1992 realizando muitas ações em prol de Guaratuba.

 

Os demais ex-prefeitos de Guaratuba que não puderam comparecer por motivos pessoais, serão homenageados em outra ocasião, que será definida pelo Executivo Municipal.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *