HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

06/05/2024

Faltando menos de 100 dias para eleição, teremos 24 pesquisas em cinco dias

segundo turno

Faltam 98 dias para 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições para Presidente, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais.

Conferindo os registros do TSE identificamos que nesta semana estão programadas 24 pesquisas eleitorais para divulgação entre o dia 27 de junho e 1 de julho.

Teremos hoje uma pesquisa nacional, com amostra que representa os eleitores de todo país para apontar a intenção de voto para Presidente, 19 pesquisas estaduais e quatro realizadas em apenas uma cidade.

Das 19 pesquisas estaduais, três serão feitas no Piauí e três no Tocantins. Duas no Rio Grande do Norte, duas em Pernambuco, duas no Sergipe, duas no Rio de Janeiro e uma no Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Maranhão.

Além destas estaduais também serão divulgadas duas pesquisas realizadas na cidade de Esperantina no Piauí, uma na cidade de Altamira no Pará e uma na cidade de Catalão em Goiás.

É importante o eleitor ficar atento para a área de cobertura do levantamento porque nos últimos meses já foram divulgadas pesquisas realizadas em alguns estados como Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Ceará, e os resultados foram comparados com as pesquisas nacionais, jogando mais dúvidas sobre a credibilidade das pesquisas.

É importante entender que em cada estado ou cidade os eleitores tenham escolhas diferentes e isso fica claro quando analisamos o resultado da eleição e constatamos que a votação de cada candidato é muito diferente.

Temos observado que a população de alguns estados se revolta e critica os resultados das pesquisas nacionais tomando por base sua realidade local, que na maioria das vezes expressa um sentimento próprio e tem como referência as pesquisas locais do seu estado ou até da sua cidade.

É necessário comparar os resultados de cada instituto com sua metodologia, com outros levantamentos feitos na mesma região, ou seja, nacional, estadual ou municipal.

Um candidato a Presidente pode estar em primeiro em um estado e em posição diferente em outro sem que isso seja erro ou manipulação. A comparação deverá ser feita com outras pesquisas na mesma região e período de campo.

Vamos aguardar as publicações e fazer as análises aqui para que todos possam acompanhar a evolução dos votos à nível nacional para Presidente do Brasil e estadual para o Governo do Paraná.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *