HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

27/04/2024



Sem Categoria

‘Faustão teve prioridade por estado de saúde muito grave’, diz ministério

 ‘Faustão teve prioridade por estado de saúde muito grave’, diz ministério

O apresentador Fausto Silva, o Faustão, passou por uma cirurgia de transplante de coração neste domingo (27), no Hospital Albert Einstein, após ter sido “priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde”. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde. Ainda de acordo com o órgão, entre 19 e 26 de agosto, foram realizados 13 transplantes de coração no País, sendo sete em São Paulo.

 

“Neste domingo (27), mais um paciente na capital paulista foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde — o apresentador Fausto Silva. Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados”, diz a nota do Ministério da Saúde.

 

O apresentador está internado desde o dia 5 de agosto após apresentar um grave quadro de insuficiência cardíaca. De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, a cirurgia ocorreu no início da tarde deste domingo e durou 2h30. O procedimento foi realizado com sucesso, segundo o hospital. Faustão, agora, segue na UTI para o acompanhamento da adaptação do órgão e controle da rejeição.

 

O Hospital Albert Einstein divulgou que o apresentador estava na fila de transplante no último domingo, mas nem hospital nem a Central de Transplantes do Estado de São Paulo informaram qual foi a data de inclusão na fila. Boletim médico do dia 20 apontou “agravamento do quadro de insuficiência cardíaca e, por isso, a cirurgia (de transplante) passou a ser indicada pela equipe que o acompanha no tratamento desde 2000″.

 

O prazo total entre a internação e o transplante foi de 22 dias. Em São Paulo, o tempo de espera por um transplante de coração, para potenciais receptores do grupo sanguíneo B, como era o caso, oficialmente é de 1 a 3 meses – mas pode ser reduzido por urgência.

 

 

Leia outras notícias no HojePR.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *