HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

07/02/2023



Capital

Festa em Santa Felicidade marca o início das comemorações do aniversário de Curitiba

 Festa em Santa Felicidade marca o início das comemorações do aniversário de Curitiba

Uma chuva de bolhas de sabão lançadas no momento de cantar o ‘Parabéns pra Você’ marcou a abertura das celebrações dos 329 anos de Curitiba, nesta quarta-feira (9), na Rua da Cidadania de Santa Felicidade. O prefeito Rafael Greca participou da solenidade, que também contou com a presença de 300 estudantes de quatro escolas municipais da regional.

 

“Esta festa é para que ninguém se esqueça de quem é e da origem de cada um”, disse Greca, olhando para os estudantes das escolas Paranaguá, Foz do Iguaçu, Sônia Kenski e Monsenhor Boleslau Falarz.

 

Ele também lembrou que neste ano o aniversário de 329 anos da cidade coincide com os 200 anos da Independência do Brasil.

 

Festa e aprendizagem

Antes de saudar a cidade pelo aniversário e receber um delicioso bem-casado entregue pelo prefeito para ser saboreado em casa, as crianças assistiram à tradicional encenação do Auto de Fundação de Curitiba e cantaram o Hino de Curitiba.

 

Inspirado na tela pintada por Theodoro de Bona em 1949, o Auto de Fundação de Curitiba é uma aula de história contada pelos pioneiros de Curitiba e encenada por 13 atores como parte da programação cultural pelos 329 anos da cidade.

 

Estudante do 5º ano da Escola Sônia Kenski, este mês Luana Beatriz Tonet e sua turma estão tendo reforço nos conteúdos sobre Curitiba. “Aprendemos sobre a época da fundação e o significado dos pontos turísticos”, explicou.

 

A estudante aproveitou os conteúdos repassados pela professora Anna Cristina Lazaroto, que acompanhou a turma. “Esta atividade é importante porque tem uma ligação muito forte com o que estamos vendo na escola, por meio de livros, vídeos e pesquisa em jornais e revistas impressos e on-line”, disse a educadora.

 

Música e brincadeiras

A Banda Lyra Curitibana animou a festa, que também contou com as brincadeiras interativas com o Curitibinha – o personagem originado na coleção de livros didáticos Lições Curitibanas, lançada por Greca em sua primeira gestão de prefeito (1993-1996) e que conta às crianças sobre a cidade onde elas moram e vão viver quando adultas.

 

Também participaram da festividade os vereadores Alexandre Leprevost, Mauro Ignácio, Nori Seto, Sargento Tânia Guerreiro, Sidnei Toaldo e Pier Petruzziello, além dos presidentes da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro, e da Fundação de Ação Social, Fabiano Vilaruel; a secretária municipal da Comunicação, Cinthia Genguini; os assessores especiais Cibele Dias e Lucas Navarro; e a administradora regional de Santa Felicidade, Simone Lima.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *