HojePR

ELEIÇÕES/2024

Goura diz que Ducci vai dobrar o orçamento para a Cultura

24/09/2024
goura

Em reunião com representantes do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Paraná (SATED), o candidato a vice-prefeito de Curitiba, Goura (PDT), que compõe a chapa com Luciano Ducci (40), ouviu as demandas do setor e apresentou as propostas da coligação Curitiba + Humana e Social para a Cultura.

“Queremos a Cultura descentralizada e acessível para os 75 bairros de Curitiba. Para isso, vamos aumentar progressivamente o orçamento para o setor, fortalecer os espaços culturais e fazer a integração com outras políticas públicas. A Cultura tem que ser valorizada na escola, nas ruas e nos espaços públicos”, afirmou Goura.

Entre os principais apontamentos feitos pelos representantes da cultura estão a falta de orçamento público para o setor; enfraquecimento do Conselho Municipal de Cultura; desvalorização dos espaços culturais; ausência de políticas para descentralização da cultura e integração com a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e falta de profissionalização dos gestores culturais.

Goura falou ainda que Curitiba e o Paraná sofrem com a desvalorização e sucateamento do setor cultural e citou que a diminuição da carga horária de sociologia, filosofia e artes do currículo escolar do Paraná contribuem para isso.

“E a valorização da Cultura passa também pela inclusão. Por isso, vamos trazer de volta a domingueira com tarifa zero a partir do dia 26 de janeiro de 2025 para que todas as pessoas possam aproveitar o domingo para usufruir dos espaços culturais da nossa cidade”, disse.

O encontro com artistas, trabalhadoras e trabalhadores da cultura foi realizado no Espaço Fantástico das Artes e contou com a presença do presidente e do 1º Secretário do Sated, Adriano Esturilho e Adriano Petermann, das candidatas a vereadora Roberta Cibin e Made Santos, ambas do PDT, e de representantes do vereador e candidato à reeleição, Angelo Vanhoni, e do candidato Valnei França, ambos do PT.

Leia outras notícias no HojePR.

1 Comentário

  • Mas que mania que comunista tem com esse negócio de cultura, como qualquer profissional tem que sustentar-se com seu suor. Porque ninguém pensa no pequeno comerciante, no dono de barraquinha de cachorro quente, no sapateiro, no jardineiro?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *