HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

03/05/2024

ECONOMIA

Economia

Governo encaminha Prestação de Contas de 2023 à Assembleia Legislativa

 Governo encaminha Prestação de Contas de 2023 à Assembleia Legislativa

O Governo do Estado enviou nesta quarta-feira (3) a Prestação de Contas de 2023 à Assembleia Legislativa. A casa vai encaminhar a documentação para o Tribunal de Contas do Estado, responsável por analisar os atos praticados pelo governo estadual. O relatório final ainda é votado pelos deputados estaduais.

 

O Balanço Geral fornece uma ampla gama de informações sobre as finanças e a gestão financeira do governo estadual, abrangendo ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e demonstrações financeiras, incluindo balanço patrimonial, demonstrações de resultados, demonstrações de fluxo de caixa e balanço orçamentário, além de notas explicativas e indicadores de desempenho financeiro.

 

Na mensagem que acompanha o documento, o secretário de Estado da Fazenda, Renê Garcia Júnior, destaca que o ano foi marcado por desafios expressivos na gestão das finanças públicas, sobretudo pelo impacto fiscal derivado da aprovação da Lei Complementar 194/2022 pelo Congresso Nacional, que limitou as alíquotas do ICMS para energia, combustíveis e comunicações, e taxas de juros ainda elevadas, o que se traduz em uma dinâmica mais lenta para a atividade econômica.

 

Ele também destaca, em outro aspecto, que a economia do Paraná respondeu muito bem, com crescimento do Produto Interno Bruto e nas exportações, menor taxa de desemprego da história recente e safra recorde de soja.

 

No aspecto legal, o balanço geral do Estado foi elaborado observando as disposições da Lei Federal nº 4.320/1964, da Lei Complementar Federal nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP), do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e da Instrução Normativa nº 181/2023 emitida pelo Tribunal de Contas, que disciplina a Prestação de Contas do Chefe do Poder Executivo Estadual.

 

Essa dinâmica de prestação de contas e fiscalização contribui para fortalecer os mecanismos de controle e garantir a correta aplicação dos recursos públicos, promovendo a transparência, a probidade administrativa e o interesse público na gestão governamental do Estado do Paraná.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Leia Também

                       
“É impagável o preço dos combustíveis no Brasil”, diz Bolsonaro

“É impagável o preço dos combustíveis no...

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta quarta-feira (16), que,

Empresas do Paraná estão entre as 500 maiores do Sul do País, aponta revista

Empresas do Paraná estão entre as 500...

As paranaenses Copel, Sanepar, Celepar, Cohapar, Fomento Paraná, Portos do

Paraná define os novos valores do Piso Regional, que seguirá sendo o maior do País

Paraná define os novos valores do Piso...

O Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter) aprovou

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *