Da Redação
Um incêndio de grandes proporções atingiu, na noite desta terça-feira (15), o Bloco de Belas Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no bairro Prado Velho, em Curitiba. O fogo teve início por volta das 18h30 no Teatro TUCA (Teatro da Universidade Católica), onde estava prevista uma cerimônia de entrega de jalecos para alunos de Medicina às 19h.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas por volta das 20h. Apesar do susto e dos danos materiais significativos, não houve feridos. A universidade foi completamente evacuada e as aulas e atividades presenciais foram suspensas.
Imagens divulgadas por estudantes nas redes sociais mostraram fumaça densa e chamas saindo do Bloco Azul da instituição. O incêndio causou grande mobilização dos bombeiros, que enviaram equipes de diversos quartéis da Região Metropolitana, incluindo Central, Boqueirão, Portão, Afonso Pena, Pinhais, Campina Grande do Sul e Cabral.
O trabalho de combate ao fogo exigiu a evacuação de outros prédios da universidade. O trânsito nas imediações ficou congestionado, e a operação contou com o apoio da Setran, Polícia Militar e Guarda Municipal para controle da área.
As causas do incêndio ainda não foram confirmadas oficialmente, mas uma das suspeitas iniciais é de que as chamas tenham começado no sistema de ar-condicionado do teatro. O fogo se espalhou rapidamente pelos andares superiores do bloco, atingindo o segundo e terceiro andares. O trabalho de rescaldo continuou pela madrugada e foi retomado na manhã desta quarta-feira (16).
Durante coletiva, o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino — que assumiu o comando da corporação justamente nesta terça-feira —, destacou o esforço para conter a propagação do fogo. “Como era um anfiteatro, com poltronas e materiais inflamáveis, houve muita geração de fumaça. Conseguimos evitar que o incêndio se alastrasse para outros blocos”, explicou.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, também elogiou a atuação rápida da brigada da universidade e dos bombeiros. “A evacuação foi ágil, e não houve feridos. A Polícia Científica será responsável pela perícia para identificar as causas do incêndio”, afirmou.
Em nota oficial, a PUCPR confirmou que o fogo teve início no Teatro TUCA, no Bloco 2 (Azul), e reforçou que a prioridade foi garantir a segurança da comunidade acadêmica. As aulas foram suspensas nesta quarta-feira (16), e os funcionários foram orientados a trabalhar remotamente. Como a quinta-feira (17) e a sexta-feira (18) já seriam feriados religiosos, as atividades presenciais só devem ser retomadas na próxima semana.
(Imagens: Pjpianaro)
Leia outras notícias no HojePR.
Acompanhe o HojePR no Instagram.