Pular para o conteúdo
CURITIBA

Quase 80% dos curitibanos aprovam retirada de árvores na Arthur Bernardes para obras do Inter 2

16/04/2025
inter 2

Mais um discurso dos candidatos que perderam a eleição para o prefeito Eduardo Pimentel não resiste à vontade da população de Curitiba. Levantamento produzido pelo Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (15), revela que 78,6% dos curitibanos aprova a retirada de árvores na avenida Arthur Bernardes para melhorias no trânsito da cidade.

As obras para implantação do Inter 2 foram usadas para atacar a candidatura de Eduardo Pimentel ao longo de toda a campanha eleitoral do ano passado. Os adversários do então vice-prefeito criticaram exaustivamente a retirada de parte das árvores da Arthur Bernardes, sem, no entanto, apresentar uma ideia coerente que não impedisse o progresso da cidade.

Neste lote de obras, estão previstas a readequação viária em mais de 14 mil metros de ruas dos bairros Seminário, Vila Izabel, Portão e Santa Quitéria, além da ampliação do complexo de lazer e esportes que hoje existe no canteiro central da Arthur Bernardes e o novo miniterminal Santa Quitéria.

As benfeitorias no chamado Eixo de Animação incluem a reforma da pista de caminhada, ciclovia, parquinho infantil, quadras de tênis e poliesportiva já existentes. Mas também preveem ampliação das instalações da sede local da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), playpet, pista de skate, quadra de futevôlei, quadra de basquete, cancha de futebol Society, academia ao ar livre, praça interna e mais três áreas de ginástica e três novos parquinhos infantis.

Logo que assumiu a Prefeitura, Eduardo Pìmentel determinou ao Ippuc, à Secretaria de Meio ambiente e à Secretaria de Obras que fosse feita uma reavaliação do projeto no entorno da Arthur Bernardes. Alterações foram feitas para evitar cortes de árvores de grande porte e para manter a permeabilidade do solo. Com as mudanças, vias serão deslocadas para a margem direita da pista, com previsão de atingimento de imóveis e desapropriações. Dessa forma, o ônibus terá uma faixa exclusiva pela direita, podendo passar pela rótula sem ficar preso no congestionamento.

A pesquisa ouviu 810 curitibanos, entre os dias 6 e 9 de abril, e apenas 17,7% responderam que seriam contrários ao corte. Desse volume de entrevistados, 582 são economicamente ativos. O grau de confiança do levantamento é de 95,0% para uma margem estimada de erro de
aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais.

Leia outras notícias no HojePR.

Acompanhe o HojePR no Instagram.