HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

03/05/2024

LITERATURA

Literatura

Lília Schwarcz e Edgard Telles Ribeiro são candidatos a vaga na Academia Brasileira de Letras

 Lília Schwarcz e Edgard Telles Ribeiro são candidatos a vaga na Academia Brasileira de Letras

A historiadora e escritora Lilia Schwarcz e o diplomata e escritor Edgard Telles Ribeiro se candidataram à vaga de imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). A cadeira foi aberta após a morte de Alberto da Costa e Silva, aos 92 anos, no dia 26 de novembro.

 

As candidaturas de Lilia e de Ribeiro foram confirmadas ao Estadão pela ABL. Segundo a organização, o prazo para a inscrição vai até o dia 14 de dezembro, uma quinta-feira, quando a instituição entra em recesso até o dia 7 de março. A previsão é que a eleição ocorra apenas em 11 de abril de 2024.

 

Em outubro, Ailton Krenak se tornou o primeiro autor indígena com o título, disputando com a historiadora Mary Del Priore e o pioneiro da literatura indígena Daniel Munduruku. Já em abril, Mauricio de Sousa perdeu a eleição para o filólogo Ricardo Cavaliere.

 

A instituição tem o costume de eleger alguém que tenha características semelhantes à pessoa que deixou a vaga. Alberto da Costa e Silva era diplomata e Doutor Honoris Causa em História pela Universidade Federal Fluminense, em 2009, e pela Universidade Federal da Bahia, em 2012. Ocupava a cadeira 9 da ABL desde 2000 e foi presidente da entidade entre 2002 e 2003.

 

Lilia Schwarcz

Lilia Schwarcz é historiadora, doutora em antropologia social pela Universidade de São Paulo (USP) e professora titular da Departamento de Antropologia da instituição. Em 2010, recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Científico Nacional, concedida para profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

 

Em 1999, venceu o Prêmio Jabuti na categoria de Livro de Não Ficção por As Barbas do Imperador, obra sobre a vida de Dom Pedro II. Ela também é autora de mais de 15 livros, como Retrato em Branco e Negro: Jornais, Escravos e Cidadãos em São Paulo no Fim do Século XIX, Raça e Diversidade e Sobre o Autoritarismo Brasileiro.

 

Lilia também é uma das fundadoras da Companhia das Letras, um dos maiores grupos editoriais do País, ao lado do marido, Luiz Schwarcz.

 

Edgard Telles Ribeiro

Edgard Telles Ribeiro é jornalista, escritor, diplomata e crítico de cinema. Nasceu no Chile, mas foi naturalizado brasileiro. Foi embaixador brasileiro na Nova Zelândia, Estados Unidos, Equador e Guatemala.

 

Também já publicou mais de 15 livros, entre contos, romances e não ficção, incluindo Olho de Rei e Histórias Mirabolantes de Amores Clandestinos. O criado-mudo, seu livro de estreia, já foi publicados nos EUA, Alemanha e Holanda. Sua obra mais recente, Jogo de Armar, chegou às livrarias em 2023 pela Todavia.

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: Reprodução)

(Estadão Conteúdo)

Leia Também

                       
Curitibanos lançam HQ que resgata memória de figura popular dos anos 80 na Bienal de Quadrinhos de Curitiba

Curitibanos lançam HQ que resgata memória de...

Uma Moeda ou um Beijo é o título do novo

Biblioteca Pública lança o Prêmio Paraná de Literatura 2023

Biblioteca Pública lança o Prêmio Paraná de...

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP), lança nesta quinta-feira (21),

2ª edição do projeto ‘Curitiba, Literatura e Histórias’ está disponível no YouTube

2ª edição do projeto ‘Curitiba, Literatura e...

Já estão disponíveis no YouTube os vídeos da 2ª edição

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *