HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

23/07/2024

Luci Collin ministra oficina de criação poética na Biblioteca Pública do Paraná

A premiada escritora e tradutora Luci Collin vai ministrar uma Oficina de Criação Poética com 12 horas de duração. O evento acontece nos dias 10, 11 e 12 de julho, das 13h30 às 17h30, na Biblioteca Pública do Paraná [Rua Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba-PR].

A entrada nas oficinas é gratuita e haverá certificado de participação para quem tiver frequência mínima de 75%. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas antecipadamente pelo link https://forms.gle/5r8EeFiiGBdehkaD6

Fazer poético

Em cada um dos encontros, Luci falará sobre os aspectos do fazer poético que contemplam a apresentação e a discussão sobre poesia, suas características e seus principais elementos; a aquisição de repertório, com leituras e análise de grandes nomes da poesia brasileira e universal; e a prática de escrita de poemas em diversos estilos, por meio de exercícios de estímulo à criatividade.

“Vamos abordar também sobre a origem, linguagem e natureza da poesia; a estética do texto poético e a poeticidade; a questão da organicidade do poema; a terminologia para o estudo da poesia; noções de intermidialidade e intertextualidade; formas poéticas breves e poesia visual,” explica Luci Collin que é pós-doutora em Tradução de Literatura Irlandesa pela USP e Membro da Academia Paranaense de Letras.

Incentivo à leitura

A Oficina de Criação Poética faz parte do projeto cultural gratuito Leituras Urbanas; que está na segunda edição, segue até novembro de 2024 e traz um conjunto de atrações gratuitas de incentivo ao livro, à leitura e à literatura, em diversos espaços públicos de Curitiba.

As ações têm sido realizadas nas Casas de Leituras, Farol do Saber, Biblioteca Pública do Paraná e nas dez Regionais de Curitiba que ficam no Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Fazendinha/Portão, Matriz, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara.

“Queremos descentralizar as ações e fazer com que os estudantes e moradores interajam com autores locais – que são reconhecidos nacionalmente – e tenham acesso a conteúdo de elevada qualidade. Com todas essas atividades, pretendemos alcançar mais de 20 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos”, explica o coordenador do projeto e produtor cultural, Cristiano Nagel.

O projeto Leituras Urbanas é viabilizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba e tem o apoio da Universidade Positivo e do Colégio Positivo. Entre os mediadores de leitura que coordenam as ações estão a escritora Lilyan de Souza, Cristiano Nagel, Carla Viccini e Alana Albinati.

Sobre Luci Collin

Luci Collin é pós-doutora em Tradução de Literatura Irlandesa pela USP e Membro da Academia Paranaense de Letras.

Em 1984 lançou seu primeiro livro, Estarrecer (poesia). Publicou, até a presente data, 12 livros de poesia, 8 de contos e 4 romances. Ao longo de 40 anos de carreira, escreveu artigos e ensaios para diversos jornais e revistas literárias, participou de antologias nacionais e internacionais (EUA, França, Alemanha, Bélgica, Portugal, México, Argentina, Peru, Uruguai), e recebeu prêmios de concursos de literatura no Brasil e nos Estados Unidos.

Representou o Brasil no Projeto Literário no EXPO 2000 em Hannover, Alemanha. Também traduziu autores como Virginia Woolf, Seamus Heaney, Gary Snyder, Gertrude Stein, E. E. Cummings, Jerome Rothenberg e Eiléan Ní Chuilleanáin, entre muitos outros.

Serviço

O que: Oficina de Criação Poética, com 12 horas de duração, com a premiada escritora e tradutora Luci Collin
Quando: Dias 10, 11 e 12 de julho, das 13h30 às 17h30
Onde: Biblioteca Pública do Paraná [Rua Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba-PR – sala de reuniões, segundo andar]
Quanto: Gratuito
Onde fazer as inscrições: As inscrições já estão abertas e podem ser feitas antecipadamente pelo link https://forms.gle/5r8EeFiiGBdehkaD6

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *