HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

16/07/2024

TRETA

Lula compara Campos Neto a Moro e senador do PR chama presidente de incompetente e mentiroso

moro lula hojepr

estadão

No dia em que se inicia uma das mais importantes reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), o presidente da República, Lula retomou sua artilharia contra o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Em entrevista à Rádio CBN, Lula disse que o chefe da autoridade monetária não demonstra capacidade de autonomia, tem lado político e trabalha para prejudicar o País.

O presidente afirmou nesta terça (18) que o Brasil vive uma situação que precisa de juros mais baixos para convencer os empresários a investir no País – a taxa de investimentos no primeiro trimestre de 2024 foi de 16,9%, considerada baixa. A expectativa da maioria dos economistas do mercado financeiro é que o Copom fará na reunião que começa nesta terça-feira, 18, e termina quarta-feira, 19, a interrupção dos cortes da Selic, que terminaria o ano em 10,5%.

“Acho muito triste porque o Brasil não precisa disso, há um grau de confiança grande no País. Temos uma situação que não necessita dessa taxa de juros, é proibitiva para investimentos no setor produtivo. É preciso uma taxa de juros compatível com a inflação, que está totalmente controlada”, disse Lula. Ele afirmou que os defensores da taxa Selic (alta) ficam “inventando discursos de inflação no futuro”, enquanto é preciso trabalhar em cima do real: “Temos um bom momento, com inflação controlada, País e emprego crescendo, queremos atrair mais investimento e que o BC se comporte para ajudar este País e não para atrapalhar.”

Durante a entrevista, o presidente comparou Campos Neto com Moro e disse que o chefe do BC tem mesmo papel, “com rabo preso a compromissos políticos”. Lula reclamou ainda que o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas tem mais influência sobre Campos Neto do que ele. “É preciso saber a quem Campos Neto é submetido.”

Sergio Moro rebate

O senador Sérgio Moro (União-PR) rebateu, em sua conta na rede X, antigo Twitter, as críticas feitas nesta terça-feira, 18, pelo presidente petista. Em entrevista à rádio CBN, Lula disse que Moro e o presidente do Banco Central são semelhantes ao se portarem como ‘paladinos da justiça, mas possuírem ‘o rabo preso a compromissos políticos’.

Em sua postagem na rede X, Moro disse que “[Lula] quer levantar nuvem de fumaça sobre a incompetência de seu governo na economia” e que o mandatário continua usando a mesma técnica de sempre: “Lula, ao atacar sem razão o Bacen e Campos Neto, quer levantar nuvem de fumaça sobre a incompetência de seu governo na economia. É a mesma técnica que usou contra mim: quando me atacava queria esconder a corrupção de seus Governos e da Petrobras. Há método na mentira lulista”, disse.

Fotos: Joédson Alves/Agência Brasil e Pedro França/Agência Senado

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *