HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

16/07/2024

GOVERNO FEDERAL

Lula planeja mudanças graduais na equipe ministerial; Gleisi deve assumir ministério em 2025

gleisi hoffmann

estadão

A demissão de Jean Paul Prates da presidência da Petrobras e a transferência do titular da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, para o cargo de ministro extraordinário da reconstrução do Rio Grande do Sul anteciparam os planos do presidente Lula para uma reforma ministerial. As mudanças, porém, não serão feitas de uma só vez.

A cadeira de Pimenta está ocupada interinamente pelo jornalista Laércio Portela, que já trabalhou com Lula em seus dois mandatos anteriores. Mas o tom da comunicação do governo será dado, cada vez mais, pelo publicitário Sidônio Palmeira, marqueteiro da campanha de Lula, em 2022.

No Palácio do Planalto, auxiliares do presidente dizem que Pimenta não tem prazo para retornar a Brasília e ficará no Rio Grande do Sul no mínimo até o fim deste ano. A tarefa do ministro, que sonha em disputar o Palácio Piratini, em 2026, é coordenar as ações do governo federal no Estado para enfrentar a situação de calamidade provocada pelas fortes chuvas.

Gleisi Hoffmann

Diante desse cenário, e com perda de popularidade, Lula terá de escolher um ministro para a Secom. O prefeito de Araraquara, Edinho Silva, é até agora o nome mais cotado tanto para assumir a vaga de Pimenta como para presidir o PT, mas, no caso do partido, seria somente a partir de 2025, quando Gleisi Hoffmann deixa o cargo. A ida de Gleisi para o governo, aliás, é dada como certa no ano que vem, mas Lula ainda não definiu para qual lugar.

Edinho foi ministro da Secom no governo Dilma Rousseff e não pode disputar a reeleição como prefeito. Já avisou, porém, que pretende ficar em Araraquara até o fim do mandato, em dezembro. Na semana passada, ele acompanhou a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, ao Rio Grande do Sul e a orientou na comunicação, principalmente nas redes sociais.

Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *