HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

07/02/2023



Sem Categoria

Mais do que beleza, iluminação é fonte de saúde!

 Mais do que beleza, iluminação é fonte de saúde!

A iluminação é muito mais do que só o apelo visual ou estético e não se refere somente ao destaque e a beleza de um determinado ambiente.

 

De acordo com o California Technology Center Instituite, nós passamos 90% do nosso tempo em ambientes fechados. Ou seja, vivemos cercados de fontes luminosas artificiais como resultado do nosso estilo de vida, sendo assim a iluminação impacta de forma direta na nossa saúde e principalmente no nosso humor.

 

Se por um lado, nos últimos dois anos, ganhamos uma infinidade de oportunidades para novas rotinas, em outra perspectiva tivemos o funcionamento do nosso organismo afetado.

 

Um ambiente composto apenas por luzes frias diretas é pouco confortável e ofuscante. Já um ambiente composto apenas por luz quente e indireta é aconchegante, porém, pouco funcional, visto que é uma luz mais suave e não compatível com tarefas que exijam maior precisão.

 

Por exemplo, quando falamos em luz quente ou fria em um ambiente, não se trata do calor físico da lâmpada, e sim ao tom de cor que ela dá ao ambiente.

 

foto: https://www.lumicenteriluminacao.com.br/como-escolher-a-temperatura-de-cor-ideal-da-sua-luminaria/

 

Esse conceito de temperatura da luz é muito associado à luz do sol, como ao amanhecer, em que luz do sol tem um tom mais avermelhado e, conforme as horas passam, a sua luz fica mais clara (mais fria). Este comportamento do sol regula a vida e nos fornece o parâmetro de como devemos iluminar os diversos ambientes.

 

Este ciclo do sol afeta a saúde e o funcionamento do nosso corpo. Estamos mais despertos e ativos quando a luz do sol está mais fria e, ao final do dia, a luz do sol volta a ficar mais quente e nosso corpo tende a começar a relaxar.

 

Por isso, a importância de utilizar a temperatura correta de luz para seu ambiente. Confira algumas situações:

 

Branco avermelhado: luz mais quente

Esse tipo de luz é ideal para criar uma sensação de calma, relaxamento e conforto. Por isso, pode ser utilizado em ambientes residenciais, recepções de consultórios médicos, hospitais, spas, dentre outros. Medida entre 2.600 e 3.000 K.

 

Branco alaranjado: luz neutra

Utilizada em cozinhas, banheiros e outros ambientes. Varia de 3.000 a 4.000 K.

 

Branco amarelado: também considerada uma luz neutra

Provoca a sensação de “luz do dia”, normalmente utilizada em lojas, pontos comerciais, shoppings, escritórios, colégios e universidades. É capaz de despertar a concentração das pessoas na medida certa. Varia de 4.000 a 5.000 K.

 

Branco azulado: luz fria

Deve ser utilizada em locais onde se necessita de muita atenção, como indústrias, drogarias, hospitais e clínicas, dentre outros. Acima de 5.000 K.

 

Foto – https://avantlux.com.br/temperatura-de-cor/

 

O ideal é que haja uma mistura equilibrada desses conceitos e assim ser possível adequar um mesmo ambiente para diferentes contextos, apenas ligando a luz certa no momento certo.

 

É fundamental levar em conta a forma como a distribuição de luz deve acontecer em um ambiente, a quantidade e qualidade das fontes de iluminação e a mobilidade com que a luminosidade estará integrada ao espaço.

 

Portanto, a atenção com o projeto luminotécnico se faz cada vez mais relevante para a composição de ambientes pensados de maneira eficiente, agradável, inteligente e saudável. Sendo assim, nós passamos a ter um papel de maior responsabilidade na qualidade de vida de quem usufrui dos espaços que projetamos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *